Durante o período pandêmico da COVID-19 no Brasil, os meios de comunicação, sobretudo a internet, se intensificaram na vida dos brasileiros. Em analogia, o aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia tem grande representatividade. Diante disso, é fundamental minimizar o tempo de acesso com a ferramenta, como também incentivar a participação de programas de entretenimento para este público. (Melhore a contextualização)
A princípio, é lícito postular que a frequência de uso gasto pela rede tecnológica é uma problemática no que se refere à demência do estado psicológico na infância. Sob a perspectiva do pensador Damião Maximino, o artifício do conhecimento moderno faz-nos conectar com o mundo virtual e desconectar-nos do mundo real. Portanto, a ausência de conscientização dos responsáveis diante do limite de utilização do recurso é um dos fatores agravantes do impasse.
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, a escassez de suportes para o envolvimento de passatempos a estes indivíduos torna-se propício ao vício pelo instrumento. Em vista disso, diz o filósofo citado anteriormente, "Viva com a tecnologia, mas não se deixe contaminar por ela". Assim, a falta de momentos de lazer diversificados e atrativos leva-os a procurar estimulantes do prazer neste mecanismo, ocasionando a vulnerabilidade emocional.
(Boa estratégia coesiva) Logo, é crucial intervir na adversidade. Para isso, os criadores do público-alvo desta condição emocional devem determinar limitações no consumo eletrônico por meio de diálogos de conscientização auxiliados por atuantes da área da saúde mental. Outrossim, cabe às instituições públicas criarem projetos estratégicos a partir de preencher o espaço de recreação dessa faixa etária. Sendo assim, em concordância com Jean-Paul Sartre, "Toda hora é hora de fazer o que é certo". (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |