Na atualidade, as brincadeiras na rua como jogar bola, pular corda e pique bandeira foram substituídas por smartphones e tablets. Nesse sentido, as crianças estão sendo muito estimuladas a usarem os smartphones por influência dos pais ou irmãos. Os pais não determinam horário e término para os filhos ficarem mexendo em seus telefones, o que consequentemente causará o vício excessivo do uso. O vício é tanto, que tem crianças que mexem no smartphone até mesmo quando estáo carregando, o que é totalmente perigoso. O uso excessivo tira o sono, o apetite e até mesmo o desejo de sair e se divertir na rua. Atualmente é raro encontrar crianças brincando na rua, quase todas, se não todas, preferem ficar em casa online. As crianças precisam brincar, precisam do contato social com outras crianças, ir ao parque e jogar bola no taco. Criança precisa ser criança. (Reestruture a discussão inicial)
(Melhore a estratégia coesiva) Outrossim, infelizmente a internet se tornou um ambiente virtual propício para o bullying, xingamentos, alienação, fake news e racismo. As redes sociais e os jogos online se tornaram ambientes virtuais tóxicos, pois, basta criar um perfil fake para disseminar fake news, fazer xingamentos e bullying. As consequências dessas práticas maquiavélicas para as crianças são: ansiedade, medo, pânico, estresse e desânimo. As crianças não têm que serem expostas, a todo esse mal que se tornou as redes sociais, é preciso colocar limites em relação ao uso dos smartphones.
Concluo que, (Sem vírgula) criança precisa ser criança e não ficar consumindo conteúdos que iram prejudicar o seu desenvolvimento. A internet é ambiente para adolescentes e adultos, e não para crianças que deveriam estar brincando na rua. Se uma criança tem acesso ao smartphone, é preciso a vigilância dos pais para evitar o retrocesso no desenvolvimento e saúde mental do filho. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |