Como enfrentar a questão do bullying - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 21/05/2024

Status:

Corrigida
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O bullying é um problema muito sério e ocorre há décadas nas escolas brasileiras. Tal cenário opressivo passou a ser discutido de forma relativamente recente por professores, jornalistas etc. É uma mazela social muitas vezes escondida. Em vários casos, as pessoas escondem tal problemática, ou culpam as vítimas. O panorama de agressões no ambiente escolar raramente é enfrentado com proposição de soluções. Esse é o desafio.

Em primeiro lugar, desde a infância os seres humanos se deparam com disputas pelo poder, em maior ou menor grau. A ideia de busca pelo poder foi bem descrita e explicada por Michel Foucault, em obras como ''Vigiar e Punir'' e ''A Microfísica do Poder''. Nas escolas, não é diferente. Muitas vezes, os alunos se agrupam em turmas ou tribos, com regras comportamentais próprias. Não é raro o elemento tribal assumir um caráter poderoso, de alguns sobre os demais. Tais regras não são escritas e devem ser mais adivinhadas que ensinadas. A tendência é que cada indivíduo se sinta muito mais forte como membro do grupo, se comparado ao estado de isolamento. Inclusive, há noção de diluição da responsabilidade individual, em caso de delitos. Dessa maneira se forma um cenário perverso. Os membros da tribo, para afirmar uma espécie de poder, procuram colegas vulneráveis para servirem como vítimas de troça, violência física etc. Na maioria das vezes, os pares escolhidos como alvo de agressões são oriundos de famílias pobres ou de classe média baixa, pensam e se comportam diferente do vulgo e do senso comum, eventualmente têm notas altas e certa timidez, com dificuldade de relacionamento. (Reestruture a discussão apresentada)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, é comum os agressores e eventuais cúmplices propagarem uma narrativa de culpabilização das vítimas e transferência de responsabilidades. Tal narrativa inclusive faz parte do imaginário popular e do senso comum. De maneira ingênua ou não, muitas pessoas afirmam que o aluno vítima ''não sabe se defender'', ''deixa os pares agredirem'', ''deve aprender a se defender'' etc. É bom lembrar que, em tais relações opressivas, muito raramente existe isonomia. Sendo assim, professores e educadores devem aplicar punições e sansões aos agressores, para enfrentamento de tal mazela social, por vezes oculta. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, a melhor forma de enfrentar o bullying é admitir que ele existe, sem procurar esconder. Nesse cenário, é importante haver punições aos agressores, a exemplo de suspensão por 3 dias ou mais (dependendo da gravidade), fazer limpeza, faxina etc. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 0 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2 80 Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 320 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
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