A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 21/05/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos têm o direito a dignidade, igualdade, educação e liberdade. Contudo, a prática persistente do bullying nas escolas brasileiras demonstra que muitos estão tendo seus direitos negados. Tal situação é um reflexo da normalização do bullying contra crianças e adolescentes, que causa consequências a saúde dessa população. (Formulou a tese)

Primeiramente, a prática do bullying é normalizada na sociedade. (Truncamento) Pois as intimidações, os insultos, os xingamentos e provocações entre alunos no ambiente escolar é considerado comum. Do mesmo modo, a violência é compreendida como brincadeira. Logo, o sofrimento das vítimas do bullying é negligenciado pela escola e por suas famílias, tendo em vista a falta de identificação da prática e consciência da sua gravidade. Aliás, o protagonista do livro “O meu pé de laranja lima” era humilhado pelos colegas na escola, e sua família ignorava tal questão, posto que o filho era uma criança “atentada” e merecia aquela violência. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, as práticas do bullying, seja em forma de violência física ou verbal, geram consequências à saúde das crianças e adolescentes, principalmente a saúde mental. Nesse sentido, as vítimas dessa violência apresentam quadros de ansiedade, baixa autoestima, isolamento social e até depressão e suicídio, segundo a Revista Chilena de Pediatria. Com isso, é inegável que o bullying realizado no ambiente escolar também prejudique a vida das vítimas de maneira prolongada, devido às graves consequências do sofrimento psicológico. Dessa forma, são necessárias medidas eficientes para mudar essa realidade cruel.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que todas as crianças e adolescentes tenham seus direitos atendidos como prevê a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o governo federal em conjunto com o Ministério da Educação devem, através do projeto “Bullying Não” (Vírgula) promover campainhas mensais de conscientização dos estudantes, incentivando a empatia e o desenvolvimento de respeito. Além disso, é responsabilidade do MEC capacitar os profissionais do meio educacional para lidar com o bullying nas instituições de ensino, e elaborar e disponibilizar às escolas um questionário de bem-estar para a identificação do bullying. Dessa forma, será enfrentada a prática persistente do bullying no Brasil. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200