Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos têm o direito a dignidade, igualdade, educação e liberdade. Contudo, a prática persistente do bullying nas escolas brasileiras demonstra que muitos estão tendo seus direitos negados. Tal situação é um reflexo da normalização do bullying contra crianças e adolescentes, que causa consequências a saúde dessa população. (Formulou a tese)
Primeiramente, a prática do bullying é normalizada na sociedade. (Truncamento) Pois as intimidações, os insultos, os xingamentos e provocações entre alunos no ambiente escolar é considerado comum. Do mesmo modo, a violência é compreendida como brincadeira. Logo, o sofrimento das vítimas do bullying é negligenciado pela escola e por suas famílias, tendo em vista a falta de identificação da prática e consciência da sua gravidade. Aliás, o protagonista do livro “O meu pé de laranja lima” era humilhado pelos colegas na escola, e sua família ignorava tal questão, posto que o filho era uma criança “atentada” e merecia aquela violência. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as práticas do bullying, seja em forma de violência física ou verbal, geram consequências à saúde das crianças e adolescentes, principalmente a saúde mental. Nesse sentido, as vítimas dessa violência apresentam quadros de ansiedade, baixa autoestima, isolamento social e até depressão e suicídio, segundo a Revista Chilena de Pediatria. Com isso, é inegável que o bullying realizado no ambiente escolar também prejudique a vida das vítimas de maneira prolongada, devido às graves consequências do sofrimento psicológico. Dessa forma, são necessárias medidas eficientes para mudar essa realidade cruel.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que todas as crianças e adolescentes tenham seus direitos atendidos como prevê a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o governo federal em conjunto com o Ministério da Educação devem, através do projeto “Bullying Não” (Vírgula) promover campainhas mensais de conscientização dos estudantes, incentivando a empatia e o desenvolvimento de respeito. Além disso, é responsabilidade do MEC capacitar os profissionais do meio educacional para lidar com o bullying nas instituições de ensino, e elaborar e disponibilizar às escolas um questionário de bem-estar para a identificação do bullying. Dessa forma, será enfrentada a prática persistente do bullying no Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |