A alteridade é o exercício de se colocar do outro e o perceber como uma pessoa singular e subjetiva. Desse modo, percebe-se que com relação à prática do bullying nas escolas brasileiras, falta a aplicação desse conceito por parte dos poderes públicos causando inúmeros problemas à coletividade. Assim, é imperioso o debate disso com foco em: negligência social e a falta do devido apoio nas áreas de ensino. (Muito bem. Formulou a tese)
Inicialmente, urge salientar que a relação casuística da adversidade se deve pela pouca atenção dada pela sociedade ao assunto. Sobre isso, o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, (Sem vírgula) nos diz que, perante a sociedade, todos nós seres humanos nascemos livres e iguais em dignidade e direito. No entanto, esse mesmo ente provoca a situação de constante intimidação vivida por milhares de alunos no brasil, a partir do momento em que não são respeitados pelos opressores e demais pessoas, o seu direito de estar em tal ambiente e poder ter suas individualidades mostradas. Com isso a qualidade de vida e educação dos estudantes de nossa nação é prejudicada, a cidadania é colocada em um plano imaginário, e o óbice persiste. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, torna-se imprescindível referenciar Immanuel Kent, filósofo alemão, que uma vez afirmou: "O homem é aquilo que a educação faz dele". Todavia, quando adentramos a realidade hodierna, as escolas, uma das principais ferramentas de formação de opinião, acaba por prejudicar a formação crítica e psíquica dos nossos jovens, quando, em muitas vezes, não oferece a devida ajuda quanto as ameaças, coesão e agressão sofrida pelos mesmos no ambiente educacional. Dessa forma, nossas crianças e jovens acabam por sofrer com incontáveis problemas durante a sua estadia acadêmica, e se tornam adultos desacreditados em todo o sistema social.
(Boa estratégia coesiva) Destarte, fica evidente que são fundamentais a criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso, os interlocutores da informação, como noticiários televisivos e canais da imprensa, entre outras plataformas, devem promover a relevância sobre a existência incessante da prática do bullying, por meio de mais campanhas de conscientização e maior atenção do corpo docente a esse problema. Isso com a finalidade de sensibilizar as pessoas sobre os males que tal transtorno causa a todos e sobre a necessidade da diminuição gradual desse problema. Logo, os infortúnios sofridos dentro do ambiente escolar por grande parte dos alunos brasileiros será remediada no século XXI. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |