A violência que se estende no âmbito escolar mediante intimidação sistemática, o bullying, configura-se como uma fração das variadas expressões de violência que florescem na sociedade contemporânea. Não obstante, o bullying provoca dissidências no que refere-se a sua categorização como forma de violência, o que pode conduzir à trivialização do problema e contribuir para com sua perpetuação. (Formule a tese)
Defronte dos resultados apresentados por uma pesquisa do Data Senado, realizada em 2023, a qual evidencia que o bullying não é assimilado como um tipo de agressão por pessoas com 60 anos ou mais, e da criminalização significativamente recente da prática, infere-se que seja pertinente o combate à banalização do mal que incide sobre o problema. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Consoante a definição da filosofa alemã Hannah Arendt, a banalização do mal é um efeito de indiferença ou conformidade massiva diante uma conduta perversa incitado pela sua reprodução sistemática. O bullying é uma prática não só sistematizada pelos alunos, como por vezes é formalizada pelas instituições de ensino e equipes pedagógicas. O longa de Damien Chazelle, Whiplash, apresenta uma demonstração de como a intimidação sistemática é reproduzida pelo próprio corpo docente ao abordar a maneira através da qual um professor abusa psicologicamente de seus alunos sob o pretexto de crescimento acadêmico, induzindo-os ao desgaste emocional e até mesmo ao suicídio.
(Boa estratégia coesiva) Destarte, verifica-se urgência de que o assédio contínuo e organizado que se desenrola no contexto escolar seja precisamente reconhecido como forma de violência para que possa, finalmente, ser abordado com a severidade apropriada. É indispensável, portanto, a cooperação entre as instituições de ensino e equipes de estatísticos e psicólogos, uma vez que os últimos possam, respectivamente, reunir e relacionar dados respeitáveis sobre os casos de bullying, e instruir o corpo docente a proceder de maneira compassiva para com os alunos, velando, a longo prazo, a integridade emocional daqueles. A cooperação deve ser atingida através de esforços do Ministério da Educação de contratar mediante concursos públicos os profissionais favoráveis. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |