O filósofo Thomas More, em sua obra "Utopia", apresenta uma sociedade perfeita, a qual é caracterizada pela ausência de problemas na sociedade. No entanto, ao se analisar a realidade, vê-se uma oposição ao texto sobredito, já que a persistência da prática do bullying nas escolas do Brasil compromete a harmonia social. Diante disso, têm-se um problema fomentado não só pela maldade humana, mas também pela negligência governamental. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, destaca-se a maldade humana como uma das causas do problema. Sob esse viés, o conceito de maldade humana é o comportamento de quem busca prejudicar ou ofender. Nesse sentido, os alunos que sofrem com o bullying são atacados por pessoas que fazem distinções injustas e preconceituosas entre pessoas com base em grupos, classes ou outras categorias às quais elas pertencem, como raça, gênero, idade ou orientação sexual. Posto isso, é inaceitável que essa situação perdure na corporação brasileira, caso contrário trará mais consequências prejudiciais aos estudantes.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, verifica-se a negligência governamental como mais uma das causas do revés. Sob essa perspectiva, de acordo com a Constituição Federal de 1988, todo cidadão possui direito à segurança. Entretanto, esse direito tem sido negligenciado pelo governo, visto que os ataques às escolas da nação têm crescido cada vez mais nos últimos anos. Tais atentados quase sempre são motivados pelo desejo de vingança e pelo ressentimento em relação à sociedade e ao ambiente escolar, que são causados pela intimidação sistemática. Logo, é inadmissível que a manutenção do ato da intimidação sistemática continue sendo um impasse aos acadêmicos do Brasil e, portanto, medidas devem ser tomadas.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de combater as mazelas enfrentadas pelos educandos brasileiros causadas pela crueldade e pela omissão estatal. Para isso, é necessário que o governo, o qual é responsável por regrar e organizar a sociedade, promova palestras e campanhas de conscientização, por meio das escolas e da mídia. Tal atividade possui o intuito de conscientizar à população e aos alunos para prevenir e tornar mais fácil identificar pessoas que estejam passando pelo bullying nas instituições de ensino. Desse modo, espera-se uma sociedade não perfeita como a de "Utopia", porém mais justa e igualitária. (Proposta completa)
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OBS: Por favor, não desclassifiquem a minha redação por estar dando este recado. Eu preciso muito avisar que minha irmã e eu estamos enviando nossas redações para a correção e, por isso, o nosso texto e os nossos nomes são parecidos, mas nós somos duas pessoas diferentes.
Por gentileza, deem uma olhada no e-mail vestibular@brasilescola.uol.com.br, lá eu explico melhor essa situação.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |