Como fechar o ciclo da violência - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 20/05/2024

Status:

Corrigida
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A prática de "bullying" nas escolas é um problema crônico e cada vez mais recorrente. Diante desse cenário, é preciso refletir acerca de dois pontos-chave, quais sejam o ciclo da violência e a sua naturalização pela sociedade. (Explore mais as discussões iniciais)

Primeiramente, cabe ressaltar a existência de um vetor de práticas violentas que vai dos agressores às vítimas e, com frequência, retorna àqueles. Prova disso são as notícias de crimes em escolas nos  nas quais a motivação é um passado de humilhações sofridas pelos autores, bem como os casos de suicídio destes. (Explore mais a discussão)

​​​​​​(Uso inadequado do operador argumentativo) Diante desse cenário, depreende-se a banalização da violência como resposta as conflitos, visto que a escola é um espelho da sociedade como um todo. É possível dizer que a raiz do problema é a falta de diálogo entre opostos, seja no trânsito, na política ou no ambiente virtual, o que gera um distanciamento e situações extremamente violentas. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, faz-se urgente o enfrentamento do problema através de uma ação conjunta de educadores e famílias no incentivo ao debate respeitoso e empático mesmo diante das divergências. Já ao Estado, garantidor do direito fundamental à segurança, cabe discutir e apresentar medidas eficazes como, por exemplo, o investimento em acompanhamento psicológico aos estudantes. Apenas com o entendimento das questões que envolvem o tema, é possível propor soluções. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200