A prática de "bullying" nas escolas é um problema crônico e cada vez mais recorrente. Diante desse cenário, é preciso refletir acerca de dois pontos-chave, quais sejam o ciclo da violência e a sua naturalização pela sociedade. (Explore mais as discussões iniciais)
Primeiramente, cabe ressaltar a existência de um vetor de práticas violentas que vai dos agressores às vítimas e, com frequência, retorna àqueles. Prova disso são as notícias de crimes em escolas nos nas quais a motivação é um passado de humilhações sofridas pelos autores, bem como os casos de suicídio destes. (Explore mais a discussão)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Diante desse cenário, depreende-se a banalização da violência como resposta as conflitos, visto que a escola é um espelho da sociedade como um todo. É possível dizer que a raiz do problema é a falta de diálogo entre opostos, seja no trânsito, na política ou no ambiente virtual, o que gera um distanciamento e situações extremamente violentas. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, faz-se urgente o enfrentamento do problema através de uma ação conjunta de educadores e famílias no incentivo ao debate respeitoso e empático mesmo diante das divergências. Já ao Estado, garantidor do direito fundamental à segurança, cabe discutir e apresentar medidas eficazes como, por exemplo, o investimento em acompanhamento psicológico aos estudantes. Apenas com o entendimento das questões que envolvem o tema, é possível propor soluções. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |