Bullying nas escolas do Brasil - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 20/05/2024

Status:

Corrigida
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O bullying tem sido uma forma de agressão e intimidação recorrente nas instituições de ensino no Brasil, que tem resistido ao tempo. (Melhore o encadeamento das ideias) Havendo uma necessidade urgente de ações afirmativas no intuito de mudar esse cenário nas escolas do país.

É notório as notícias da mídia a cada dia, as informações sobre casos de todo tipo de importunação, violência física, emocional e moral em estabelecimentos de ensino, divulgados em várias partes do território nacional, seja ele do ensino fundamental, médio e até mesmo nas faculdades. Muitas vezes em forma de “trotes” nos recém-chegados na universidade, como críticas de toda forma aos colegas alunos do primeiro e segundo grau da educação básica. O Brasil é um país que foi formado através da miscigenação de várias raças, passou por um processo longo de colonização, tráfico e exploração de escravos, formando um povo influenciado por várias nações, impactando na formação cultural. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Todavia a Constituição brasileira, carta magna do país, orienta e preza por valores de igualdade, união, respeito e que todo cidadão tenha os mesmos direitos independente de credo, raça ou condição social. O Ministério da Educação (Vírgula) responsável pelo desenvolvimento educacional do país, tem incentivado e promovido ações no intuito de fazer cumprir os direitos igualitários de todos os alunos mais não tem sido o suficiente pois as práticas de bullying tem se tornado constantes. (Melhore a coesão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Logo, diante do cenário lamentável e recorrente destes atos de importunação, se faz faz-se necessário medidas mais efetivas e de conscientização no intuito de inculcar na formação dos alunos os valores morais, educacionais, igualitários e de respeito ao próximo. Sugere-se políticas sociais de combate a qualquer tipo de discriminação inserida na formação do aluno como matéria educacional desde o início da sua erudição infantil até a educação superior. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200