O bullying tem sido uma forma de agressão e intimidação recorrente nas instituições de ensino no Brasil, que tem resistido ao tempo. (Melhore o encadeamento das ideias) Havendo uma necessidade urgente de ações afirmativas no intuito de mudar esse cenário nas escolas do país.
É notório as notícias da mídia a cada dia, as informações sobre casos de todo tipo de importunação, violência física, emocional e moral em estabelecimentos de ensino, divulgados em várias partes do território nacional, seja ele do ensino fundamental, médio e até mesmo nas faculdades. Muitas vezes em forma de “trotes” nos recém-chegados na universidade, como críticas de toda forma aos colegas alunos do primeiro e segundo grau da educação básica. O Brasil é um país que foi formado através da miscigenação de várias raças, passou por um processo longo de colonização, tráfico e exploração de escravos, formando um povo influenciado por várias nações, impactando na formação cultural. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Todavia a Constituição brasileira, carta magna do país, orienta e preza por valores de igualdade, união, respeito e que todo cidadão tenha os mesmos direitos independente de credo, raça ou condição social. O Ministério da Educação (Vírgula) responsável pelo desenvolvimento educacional do país, tem incentivado e promovido ações no intuito de fazer cumprir os direitos igualitários de todos os alunos mais não tem sido o suficiente pois as práticas de bullying tem se tornado constantes. (Melhore a coesão)
(Boa estratégia coesiva) Logo, diante do cenário lamentável e recorrente destes atos de importunação, se faz faz-se necessário medidas mais efetivas e de conscientização no intuito de inculcar na formação dos alunos os valores morais, educacionais, igualitários e de respeito ao próximo. Sugere-se políticas sociais de combate a qualquer tipo de discriminação inserida na formação do aluno como matéria educacional desde o início da sua erudição infantil até a educação superior. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |