Todo mundo odeia o Chris - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 20/05/2024

Status:

Corrigida
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No seriado “Todo mundo odeia o Chris”, o protagonista Chris é zombado na escola pelo seu colega “valentão” Caruso, sendo agredido fisicamente e moralmente. Analogamente, na atual sociedade brasileira, também é verificada a persistência do bullying nas escolas. Isso acontece devido à impunidade dos agressores e à banalização desse comportamento. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, é necessário ressaltar que a má punição ou ausência dessa contribui para a manutenção da violência nas instituições de ensino. Segundo o jornalista Carlos Lacerda: “A impunidade gera a audácia dos maus.”. Nesse sentido, quando não há uma pena adequada a determinado caso, outros agressores tendem a repetir a situação, já que não serão afetados severamente. Logo, quando os “valentões” não são punidos devidamente, a prática do bullying persiste nas escolas. 

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, tornar comum esse tipo de comportamento dificulta a convivência no ambiente escolar. Para a filósofa contemporânea, (Sem vírgula) Hannah Arendt: “Quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada”. Nesse contexto, quando casos de violência se tornam habitual ou algo normal, esse se consolida como invisível, assim, não é denunciado e nem os agressores são punidos. Logo, ocorrências de bullying são impulsionadas pela banalização dessa prática.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial a criação de novas medidas para combater a persistência do bullying nas escolas do Brasil. Assim, cabe ao governo investigar casos de impunidade, por meio da criação de novas delegacias especializadas para crianças e adolescentes, para o cumprimento da lei. Também, é necessário que as mídias digitais criem campanhas contra o bullying nas escolas, com o intuito de demonstrar à população que essa prática é crime. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200