No seriado “Todo mundo odeia o Chris”, o protagonista Chris é zombado na escola pelo seu colega “valentão” Caruso, sendo agredido fisicamente e moralmente. Analogamente, na atual sociedade brasileira, também é verificada a persistência do bullying nas escolas. Isso acontece devido à impunidade dos agressores e à banalização desse comportamento. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, é necessário ressaltar que a má punição ou ausência dessa contribui para a manutenção da violência nas instituições de ensino. Segundo o jornalista Carlos Lacerda: “A impunidade gera a audácia dos maus.”. Nesse sentido, quando não há uma pena adequada a determinado caso, outros agressores tendem a repetir a situação, já que não serão afetados severamente. Logo, quando os “valentões” não são punidos devidamente, a prática do bullying persiste nas escolas.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, tornar comum esse tipo de comportamento dificulta a convivência no ambiente escolar. Para a filósofa contemporânea, (Sem vírgula) Hannah Arendt: “Quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada”. Nesse contexto, quando casos de violência se tornam habitual ou algo normal, esse se consolida como invisível, assim, não é denunciado e nem os agressores são punidos. Logo, ocorrências de bullying são impulsionadas pela banalização dessa prática.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial a criação de novas medidas para combater a persistência do bullying nas escolas do Brasil. Assim, cabe ao governo investigar casos de impunidade, por meio da criação de novas delegacias especializadas para crianças e adolescentes, para o cumprimento da lei. Também, é necessário que as mídias digitais criem campanhas contra o bullying nas escolas, com o intuito de demonstrar à população que essa prática é crime. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |