Com o crescimento, a partir de 2018, da intolerância no Brasil, (Melhore a construção dessa ideia) a prática do bullying, que caracteriza-se (Partícula atrativa) em querer destruir aquilo que é diferente de si mesmo, mostra-se recorrente nas escolas brasileiras. E, com ela, o desafio para conseguir contê-la. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
A intimidação sofrida pelas vítimas causa, com frequência, consequências físicas e psicológicas graves como transtorno do pânico e depressão, inclusive na fase adulta. Portanto, saber reconhecer sinais, como por exemplo o isolamento social, é um passo importante para ajudá-las. Ademais, é importante assegurar que a vítima esteja confortável para compartilhar o que está acontecendo com ela. E para que isso ocorra, os pais e professores precisam demonstrar pelo diálogo constante que se preocupam e estão verdadeiramente dispostos a auxiliar, sem desmerecer seus sentimentos. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) É preciso entender, ainda, que a sociedade brasileira, como qualquer outra, é constituída por diferentes gerações, e que, por conseguinte, as mais novas têm uma outra percepção sobre como educar os filhos, isto é, com menos ou nenhuma violência. Todavia, aqueles que cresceram enxergando na violência a única maneira de impor respeito, perpetuam cenários propícios para episódios graves de bullying. É um equívoco achar que a vítima se tornará “mais forte" conforme recebe mais violência verbal e/ou física. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, cabe ao governo fornecer assistência a educadores por meio de projetos com a finalidade de lidar corretamente com o bullying. E dessa forma criar, em parceria com as escolas, um guia informativo disposto a orientar os pais como utilizarem os aplicativos mais usados pelos jovens, aliando suas diversas ferramentas ao propósito de garantir a segurança de seus filhos. Formando-se, dessa maneira, uma corrente de apoio às possíveis vítimas de bullying. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |