O filme "Extraordinário" relata a vida de um menino de 10 anos, que por sua aparência diferente recebe comentários maldosos e despreso dos demais alunos, (Melhore a progressão de ideias) o mesmo se esconde com um capacete por vergonha. Semelhante à obra cinematográfica, no atual cenário das escolas brasileiras observa-se a prática do bullying que persiste em levar a violência. (Truncamento) Assim trazendo traumas e levando vítimas a se recolher. (Formule a tese)
De inicio, e válido resaltar que o agressor procura os mas vulneráveis, tímidos ou que tenham algo físico que para ele é um defeito, que não entra no padrão que a sociedade impõe. O acometedor insiste em manter a violência mesmo depois de presenciar o modo que o agredido se encontra. Ademais esses acontecidos são silenciados, não à há uma punição adequada para que isso não se repita, algo tão serio e grave se torna normal. Porém para quem o vivencia não, pois o destrói é impacta no seu desenvolvimento para a vida toda. (Argumentação limitada)
(Reveja a estratégia coesiva) Diante disso, e visível a falta de preparo das escolas e dos funcionários, os estudantes vitimizados se sentem amedrontados e esperam receber dos educadores seguranças e acolhimento, mas recebem muita das vezes respostas inadequadas (Argumento limitado). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023 (Vírgula) 40% dos alunos sofreram bullying nas escolas, claramente essa cultura de normatização contribui para essa porcentagem significativamente alta.
(Boa estratégia coesiva) Por fim, não se adequa mas fechar os olhos para p bullying. constata-se que mudanças devem ocorrer, para isso cabe ao Poder Legislativo, por meios legais, criar leis que punam os responsáveis. Essa proposta deve ser aprovada por meio de uma reunião na Câmara dos Deputados e tem a finalidade de acabar com essa prática nas escolas, deixando de ser um problema no corpo brasileiro. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |