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A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 20/05/2024

Status:

Corrigida
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O conto "A caolha", de Júlia Lopes de Almeida, relata a história de um filho que (Vírgula) por sofrer bullying na escola desde sempre devido a aparência incomum de sua mãe (Vírgula) acaba tendo prejuízos em seus relacionamentos, na conclusão de seus estudos, no trabalho, entre outros fatores. Na realidade, a prática do bullying persiste nas escolas do país. A principal causa de tal fator deriva de problemas familiares que contribuem com casos de violência nas instituições de ensino. (Formulou a tese)

Em primeira análise, os problemas familiares vivenciados pela maioria dos estudantes não se restringem somente aos seus lares. Segundo o psicólogo Wanderlei Abadiu de Oliveira, tanto crianças que sofrem bullying quanto as que praticam têm histórico de más relações familiares. Ou seja, indivíduos que presenciam conflitos conjugais, abusos e preconceitos, por exemplo, provavelmente serão depressivas, com baixa auto-estima e/ou complexo de inferioridade. Tudo isso, fará com que elas pratiquem o bullying, como maneira de se sentirem melhores, ou estejam suscetíveis a sofrê-lo. 

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, as consequências dessa discriminação acarretam em trágicos acontecimentos, como o atentado em Sopopemba (2023), no qual um aluno, vítima de bullying devido a sua orientação sexual, realizou um ataque na escola, deixando uma pessoa morta e duas feridas. Este caso é reflexo do danos do bullying em estudantes que não só adquirem transtornos mentais (Melhore a apresentação dessa discussão), mas também passam a ter desejos violentos de vingança.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que as escolas auxiliem na prevenção do bullying e de suas consequências, investigando suas motivações em seu colégio, sempre que o presenciarem sendo cometido ou sofrido por algum aluno; (Vírgula) por meio do encaminhamento dos estudantes e pais ao Serviço de Orientação Educacional (SOE). Dessa forma, este tipo de violência, incentivada por dores e preconceitos, será erradicada das escolas brasileiras, contribuindo com um ambiente saudável e mentes sãs. Assim, prejuízos observados no conto "A caolha" e o ocorrido em Sopopemba não se perpetuação. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200