O conto "A caolha", de Júlia Lopes de Almeida, relata a história de um filho que (Vírgula) por sofrer bullying na escola desde sempre devido a aparência incomum de sua mãe (Vírgula) acaba tendo prejuízos em seus relacionamentos, na conclusão de seus estudos, no trabalho, entre outros fatores. Na realidade, a prática do bullying persiste nas escolas do país. A principal causa de tal fator deriva de problemas familiares que contribuem com casos de violência nas instituições de ensino. (Formulou a tese)
Em primeira análise, os problemas familiares vivenciados pela maioria dos estudantes não se restringem somente aos seus lares. Segundo o psicólogo Wanderlei Abadiu de Oliveira, tanto crianças que sofrem bullying quanto as que praticam têm histórico de más relações familiares. Ou seja, indivíduos que presenciam conflitos conjugais, abusos e preconceitos, por exemplo, provavelmente serão depressivas, com baixa auto-estima e/ou complexo de inferioridade. Tudo isso, fará com que elas pratiquem o bullying, como maneira de se sentirem melhores, ou estejam suscetíveis a sofrê-lo.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, as consequências dessa discriminação acarretam em trágicos acontecimentos, como o atentado em Sopopemba (2023), no qual um aluno, vítima de bullying devido a sua orientação sexual, realizou um ataque na escola, deixando uma pessoa morta e duas feridas. Este caso é reflexo do danos do bullying em estudantes que não só adquirem transtornos mentais (Melhore a apresentação dessa discussão), mas também passam a ter desejos violentos de vingança.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que as escolas auxiliem na prevenção do bullying e de suas consequências, investigando suas motivações em seu colégio, sempre que o presenciarem sendo cometido ou sofrido por algum aluno; (Vírgula) por meio do encaminhamento dos estudantes e pais ao Serviço de Orientação Educacional (SOE). Dessa forma, este tipo de violência, incentivada por dores e preconceitos, será erradicada das escolas brasileiras, contribuindo com um ambiente saudável e mentes sãs. Assim, prejuízos observados no conto "A caolha" e o ocorrido em Sopopemba não se perpetuação. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |