O medo e o mal - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 20/05/2024

Status:

Corrigida
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No filme Extraordinário, o personagem Auggie sofre com as falas ofensivas de seus colegas na escola. Isso é um exemplo de bullying que continua persistente nas escolas brasileiras. O medo e a maldade são os principais fatores que influência na persistência da prática. (Explore mais as discussões iniciais)

Um dos motivos é o temor de que as vítimas e as testemunhas sentem ao serem chantageadas pelos agressores. Com isso, a falta de denúncia faz com que as agressões continuem. (Explore mais a discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) O outro fator é o orgulho da prática do mal que é sentida pelo alvo. Eles provocam e machucam para que tenha mais atenção e poder sobre os outros. Infelizmente, esses não veem as consequências do ato. (Abordagem limitada)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante dos dados (Nenhum dado foi apresentado) mencionados, a prática do bullying no ambiente escolar ainda continua. A escola e os pais são responsáveis pela educação das crianças. Punições severas pela a prática ajudaria resolver o problema. (Truncamento) Pois, (Sem vírgula) contribui com a obediência e o respeito nas escolas. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Evite uma abordagem superficial do tema. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200