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A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 20/05/2024

Status:

Corrigida
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A Constituição Federal de 1988 assegura a todos os indivíduos o acesso à educação e segurança como direito de todos os cidadãos. No entanto, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito à prática persistente do bullying nas escolas do Brasil, o que impede a universalização desse direito social tão importante. Logo, faz-se imperiosa análise (dessa conjuntura, com o intuito de mitigar os entraves para a consolidação dos direitos constitucionais.) dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese)

Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a violência. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. A agressão seja ela física ou psicológica têm-se tem se revelado cada vez mais presente em ambientes escolares. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Para mais, é imperativo enfatizar o impacto duradouro na saúde mental das vítimas. Segundo os estudos da FLACSO em 2015, cerca de 69,7% dos estudantes declararam ter presenciado alguma situação de violência dentro da escola. Partindo desse pressuposto, aqueles que sofrem bullying frequentemente desenvolvem problemas como depressão, ansiedade e baixa autoestima. Esses efeitos podem persistir por muitos anos, influenciando negativamente o desempenho escolar, as relações sociais e o psicológico dos indivíduos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Melhore a apresentação dessa discussão. Argumento pertinente)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por fim, diante dos desafios supramencionados, é necessária a ação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Nesse âmbito, cabe ao poder público, na figura do Ministério Público, em parceria com o Ministério da Educação, por intermédio de campanhas e palestras que desenvolvam um programa de treinamento para educadores e funcionários com a finalidade de capacitar professores e empregados escolares para identificar, prevenir e lidar com casos de bullying. Desta maneira, certamente, a afirmação de Thomas Hobbes será vivenciada por todos os cidadãos brasileiros. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200