Hannah Arendt afirma que “quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada”. Em virtude disso, tal aspecto é perceptível em relação ao bullying nas escolas, visto que há uma generalização social acerca desse fato. Com isso, um sério problema emerge devido à sensação de superioridade e a lacuna informativa. (Muito bem. Formulou a tese)
Desse modo, em um primeiro plano, é necessário considerar o sentimento de superioridade como principal fator para a problemática. Para o sociólogo Zygmunt Bauman, “a sociedade é massivamente individualista”. Consoante a isso, o pensamento individualista de achar-se superior acarreta sérias consequências às vítimas que se sentem ameaçadas a esses indivíduos, gerando problemas psicológicos e físicos para com elas. Assim, é preciso suscitar a ação individual para a solução da problemática.
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a falta de informação é um entrave que tange ao problema. Georg Wilhelm defende que “a informação gera a ação e a desinformação gera a conformação”. Tal perspectiva, (Sem vírgula) aponta para a responsabilidade coletiva de acabar com a lacuna informativa acerca da intimidação sistemática, pois a generalização e a normalização social está gerando contribuições para o aumento dos casos de bullying. Assim, é necessário reconhecer essa causa para que a situação seja resolvida.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável que medidas sejam tomadas. Para isso, cabe à mídia de massa divulgar as causas e malefícios do bullying por meio das plataformas digitais, a fim de reverter a desinformação social. Isso pode, ainda, conter palestras nas escolas para trazer maior alcance e atingir mais estudantes. Paralelamente, deve-se intervir em relação ao sentimento de superioridade dos indivíduos. Dessa forma, será possível lidar da melhor maneira com essa crise e distanciar ainda mais do aspecto social defendido por Hannah. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos, mas as discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |