No filme "Extraordinário", disponível na plataforma "Netflix", um garoto é alvo de apelidos ofensivos advindos de seus colegas de classe devido à sua aparência física. Analogamente, práticas semelhantes a essa são persistentes no interior das escolas brasileiras, fato que demonstra um grave problema. Posto isso, faz-se imperioso analisar as seguintes causas dessa questão: o silenciamento e o individualismo da sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse contexto, em primeira análise, o silêncio social coopera para essa entrave. Nessa lógica, segundo matéria do "Congresso em Foco", há uma normalização da prática do bullying nas escolas pelos indivíduos. Tal normalização é evidente na atual realidade brasileira, haja vista que, no ambiente educacional, é possível observar episódios de intimidação e chacota entre crianças e jovens sendo ignorados pela comunidade escolar— funcionários da instituição e família—, a qual não toma as providências cabíveis (Cuidado com essa afirmação tendenciosa. Eles até tomam, mas não são tão eficientes) ao ocorrido e, por conseguinte, contribui para que esse tipo de violência continue sendo realizada por aqueles que ficam impunes.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o individualismo dos sujeitos é outro fator que agrava essa problemática. Nesse viés, para Bauman, a sociedade é em grande parte egoísta. Esse egoísmo é notório no que tange à prática recorrente de bullying nas escolas do país, visto que os estudantes que cometem essa violência não se importam com os terríveis danos que podem causar às vítimas, como desenvolvimento de depressão e de inseguranças; (Vírgula) ou seja, somente se preocupam consigo e com suas motivações preconceituosas. Sendo assim, é de extrema importância atuar sobre essa causa para amenizar esse entrave.
(Boa estratégia coesiva) Portanto é fundamental intervir nesse impasse. Para tanto, é preciso que a mídia fomente um programa de conscientização com o tema "a gravidade do bullying no ambiente escolar", por meio da publicação de vídeos informativos nas redes sociais. Essa ação pode, ainda, contar com a parceria de influenciadores digitais e tem como fim a finalidade de acabar com a negligência da população e mobilizá-la a agir quanto a essa violência. Paralelamente a isso, é mister resolver o egoísmo humano presente nesse problema. Com isso, espera-se que o cenário de bullying visto em "Extraordinário" não seja real no Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |