Dores do bullying - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 13/05/2024

Status:

Corrigida
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Segundo o filósofo Thomas Hobbes, " o homem é o lobo do homem" por serem naturalmente violentos, e isso de certa forma pode ser aplicado ao bullying que se define a partir de violências fisicas ou verbais, realizadas sistematicamente, contra uma pessoa ou grupo. Nesse sentido, a prática ao bullying pode ser prejudicial a todos os envolvidos, porém (Vírgula) principalmente as vítimas, causando pensamentos negativos sobre si além de prejudicar o desempenho escolar, ao passo que se faz presente a falta de medidas eficazes no combate a esse mal. (Apresente as discussões iniciais com mais clareza)

Geralmente o bullying acontece com jovens em ambiente escolar, seja por questão de desigualdade social, aparência, e vários outros fatores. (Truncamento) Que podem levar a exclusão de alguém em algum grupo de atividades, podendo causar diferentes níveis de sofrimento dependendo das circunstâncias, e em casos mais graves levar a pensamentos suicidas, atingindo a autoestima gravemente. (Explore de modo mais produtivo)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Como no seriado de tv norte americano "Todo mundo odeia o Chris", Cris é o único garoto negro em sua escola e por isso ele é alvo de diversas agressões físicas e morais ao longo da sua vida escolar, ate o ponto dele desistir de concluir o ensino médio e fazer supletivo (No caso, aqui seria racismo). Na trama acabou bem, mas em outros pode levar ha  a casos mais graves (Vírgula) a exemplo do suicídio.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso a Lei 14.811/2024 institui medidas de proteção à criança e o adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais ou similares, contra a prática discriminatória de determinados jovens e crianças, mas que infelizmente no Brasil isso ainda não é respeitado. De acordo com os dados da pesquisa nacional de saúde escolar (PeNSE) e o IBGE (Desenvolva a sigla), mais de 40% dos estudantes adolescentes brasileiros são vítimas de bullying, um fator que também pode agravar essa situação é a falta de medidas eficazes do governo. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em resumo (Vírgula) como uma das formas de combate ao bullying (Vírgula) pode-se indicar campanhas (Vírgula) por meio de mídias sociais, palestras nas escolas e punição adequada aos agressores, além de proporcionar a vítima um suporte e acompanhamento psicológico. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200