Segundo o filósofo Thomas Hobbes, " o homem é o lobo do homem" por serem naturalmente violentos, e isso de certa forma pode ser aplicado ao bullying que se define a partir de violências fisicas ou verbais, realizadas sistematicamente, contra uma pessoa ou grupo. Nesse sentido, a prática ao bullying pode ser prejudicial a todos os envolvidos, porém (Vírgula) principalmente as vítimas, causando pensamentos negativos sobre si além de prejudicar o desempenho escolar, ao passo que se faz presente a falta de medidas eficazes no combate a esse mal. (Apresente as discussões iniciais com mais clareza)
Geralmente o bullying acontece com jovens em ambiente escolar, seja por questão de desigualdade social, aparência, e vários outros fatores. (Truncamento) Que podem levar a exclusão de alguém em algum grupo de atividades, podendo causar diferentes níveis de sofrimento dependendo das circunstâncias, e em casos mais graves levar a pensamentos suicidas, atingindo a autoestima gravemente. (Explore de modo mais produtivo)
(Melhore a estratégia coesiva) Como no seriado de tv norte americano "Todo mundo odeia o Chris", Cris é o único garoto negro em sua escola e por isso ele é alvo de diversas agressões físicas e morais ao longo da sua vida escolar, ate o ponto dele desistir de concluir o ensino médio e fazer supletivo (No caso, aqui seria racismo). Na trama acabou bem, mas em outros pode levar ha a casos mais graves (Vírgula) a exemplo do suicídio.
(Boa estratégia coesiva) Além disso a Lei 14.811/2024 institui medidas de proteção à criança e o adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais ou similares, contra a prática discriminatória de determinados jovens e crianças, mas que infelizmente no Brasil isso ainda não é respeitado. De acordo com os dados da pesquisa nacional de saúde escolar (PeNSE) e o IBGE (Desenvolva a sigla), mais de 40% dos estudantes adolescentes brasileiros são vítimas de bullying, um fator que também pode agravar essa situação é a falta de medidas eficazes do governo. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em resumo (Vírgula) como uma das formas de combate ao bullying (Vírgula) pode-se indicar campanhas (Vírgula) por meio de mídias sociais, palestras nas escolas e punição adequada aos agressores, além de proporcionar a vítima um suporte e acompanhamento psicológico. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |