A declaração universal dos direitos humanos, de 1948, afirma em, (Sem vírgula) seu artigo primeiro que (Vírgula) “todos os seres humanos nascem livres em dignidade e em direito”. No entanto essa premissa não é respeitada quando se trata da prática de bullying nas escolas. Dessa forma, é necessário discutir essa problemática, abordando os caminhos para enfrentá-la. (Formule a tese)
A princípio, vale ressaltar o que bullying. Essa palavra remete ao fato de estar sendo motivo de chacota para outras pessoas, sendo ela magra demais, gorda ou até mesmo alta, esses atos podem levar a pessoa a quem sofre o bullying, a morte. (Melhore a construção de sentido) Por conseguinte, os indivíduos que fazem essas ações deveriam parar, por que além de ser um caso “grave” pode prejudicar muito a outra pessoa. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, cabe destacar o isolamento do afetado pela causa do bullying. Segundo notícias, as pessoas a quem sofrem os problemas, (Sem vírgula) resolvem se afastar do indivíduo, mas com isso ela não conseguirá resolver esse problema e o motivo de ser zuada por um determinado grupo. Nesse viés, a pessoa a quem sofre o bullying, muita das vezes não voltam para o local onde é zuada ou até mesmo acaba se matando por não conseguir lidar com as ofensas dos outros. (Abordagem limitada. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) É perceptível (Vírgula) portanto, que o isolamento das pessoas a quem sofre é uma das causas no Brasil. Logo, as três esferas do governo em parceria com as escolas devem promover uma sistematização de ações, por meio de, (Sem vírgula)projetos, campanhas, rodas de conversa, psicólogos e panfletos, a fim de garantir dessa maneira, o bem-estar de todos e justiça social. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, mas precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |