Cada vez mais observamos o aumento do bullying nas escolas, que tem como causa, (Sem vírgula) a falta de empatia dos colegas. Portanto discute- se sobre " A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil". (Truncamento) Que tem como consequência , (Sem vírgula) abalo psicológico me problemas na vida adulta. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
Acredita- se que um dos principais cenários que ocorrem essa prática são nas escolas, local onde deveria haver amizade, solidariedade e fraternidade, acaba virando cenário de brigas, preconceitos e violência. Geral__mente quem sofre desse mal, (Sem vírgula) não compartilha, sofre calado e com isso desenvolve sérios abalos mentais. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso , de acordo com estudos, adultos que na infância sofreram bullying , tendem a serem mais propensos a ter transtorno do pânico. Com traumas dos insultos e brincadeirinhas vividas na infância, consequências nos relacionamentos sociais, conjugais e no trabalho são gerados. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) a fim de diminuir essa prática nas escolas, podem fazer palestras sobre o tema, e que tal não pode ser cometido, campanhas para acolher aqueles que sofre calados, além de fazerem leis sobre o ato. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Delimite e explore a discussão de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |