Na obra cinematográfica Estadunidense "Zootopia" é retratada uma raposa que sofre discriminação e bullying na escola dos escoteiros em que participava. Analogamente, fora da ficção, observa-se que o bullying persiste nas escolas brasileiras, configurando-se como uma problemática a ser enfrentada. Desse modo, torna-se urgente elucidar os seus entraves: A negligência estatal e as consequências psicológicas causadas pela violência. (Muito bem. Formule a tese)
Diante desse cenário, é pertinente apontar a negligência estatal como fator agravante do dilema em questão. Segundo a Constituição Federal de 1988 do Brasil - documento jurídico mais importante do país, são garantidos os direitos à educação e à segurança a todos os cidadãos Brasileiros. Nessa perspectiva, compete ao Estado zelar pela integridade do corpo social, porém, tal premissa não é plenamente cumprida na prática, visto que o bullying continua a perdurar nos ambientes de ensino (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, a omissão governamental é um problema central no que tange a violência nas escolas Brasileiras.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é necessário esclarecer os efeitos psicológicos do bullying. O educador Brasileiro Paulo Freire afirma: "O sonho do oprimido é se tornar o opressor". Nesse panorama, a vítima do bullying pode se sentir inconformada com esse processo violento e vir a se tornar o agressor, gerando um ciclo vicioso e levando ao surgimento de traumas e transtornos mentais como a depressão e ansiedade. Assim, fica evidente o sofrimento gerado pelo bullying.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, tendo em vista a problemática supracitada, é fundamental que o Governo Brasileiro em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), (Sem vírgula) tomem ações e medidas por meio de palestras em escolas e investimentos na educação, a fim de atenuar o bullying nesses locais, e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento psicológico saudável dos cidadãos. Para que, enfim, a situação mencionada em "Zootopia" possa deixar de ocorrer nas escolas Brasileiras. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |