No filme "It a coisa" (Vírgula) de 2017 (Vírgula) são retratadas diversas cenas de bullying envolvendo os personagens principais, em que esses sofrem agressões físicas e verbais por não terem uma aparência dentro do padrão, ou demonstrarem certa fragilidade em seu modo de ser. Da mesma forma acontece na realidade das escolas brasileiras, em que ainda operam-se relações pautadas segregação do diferente e na violência ao mesmo. (Formule a tese)
Segundo Imannuel Kant (Vírgula) o ser humano é o que a educação faz dele, dessa forma, se na formação educacional de uma pessoa ela é exposta a situações de violência, maiores são as chances que essa pessoa normalize esses comportamentos ou até os reproduza. (Explore mais a discussão. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Ainda dessa forma, a reprodução desses comportamentos agressivos é por vezes ancorada e influenciada por noções preconceituosas e segregacionistas, não é atoa que comumente as vítimas de bullying sejam pertencentes a minorias ou fora do padrão de beleza exigido pela sociedade. (Reestruture e explore mais as discussões. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Logo, para que esse problema seja combatido (Vírgula) é nessessario que ações sejam tomadas. Os pais (Vírgula) como principais responsáveis pela educação dos seus filhos (Vírgula) devem estar atentos ao comportamento desses dentro e fora de casa e tomarem medidas necessárias e saudáveis para cada caso. A mídia, como principal reprodutora e influenciadora de comportamentos na sociedade, deve substituir a divulgação de idiários preconceituosos e padronizantes por diversificantes e integracionistas. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |