Na série norte-americana "Pretty Little Liars", é descrito a forma violenta como quatro adolescentes sofrem perseguição virtual caladas. Na trama, as protagonistas são ameaçadas da exposição de seus segredos e, por isso, não conseguem denunciar o agressor ("-A"), que se esconde no anonimato on-line para sadicamente atormentar suas vidas. Ao transpor a ficção, e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que a prática persistente do bullying nas escolas representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar como a invisibilidade do problema e a fragilidade legislativa impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la. (Muito bem. Formulou a tese)
Dessa forma, em primeiro plano, é importante notar como ocultar a questão agrava o bullying persistente nas escolas do país. Segundo o escritor e jornalista Eduardo Galeano "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la". A partir disso, tal tese pode ser comprovada por meio das análises de casos reais dessa violência, estudos psicológicos e sociológicos, e a observação direta do ambiente escolar. É apenas ao reconhecer e entender profundamente a natureza e as causas do bullying que se pode desenvolver estratégias eficazes de prevenção e intervenção.
(Boa estratégia coesiva) Ressalta se, ademais, que a fragilidade nas leis potencializa esse cenário. Apesar da Lei n°14.811 garantir a proteção de crianças e adolescentes nessa situação sua eficácia muitas vezes é comprometida pela falta de fiscalização e aplicação adequada por parte das autoridades competentes (Melhore a apresentação das discussões). Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange a reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a cidadania plena no país.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se primordial combater a persistente prática de bullying nas escolas do Brasil. Dessa forma, o Ministério da Educação, (Sem vírgula) deve propagar dados e pesquisas que revelem a gravidade do problema lidado pelas vítimas, por meio de plataformas midiáticas de destaque, a fim de atingir o maior contingente possível e conscientizá-lo. Ademais, a coletividade, por intermédio do Ministério Público, precisa cobrar do governo federal ações efetivas, de modo a não tornar invisível essa problemática, promovendo assim, o labor digno a esses indivíduos. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |