O filme ''Extraordinário'' ,descreve Auggie, um menino de 10 anos ao qual sofre bullying na escola por causa de sua deformação no rosto. Comparado a isso, á prática persistente da opressão nas instituições do Brasil tem acontecido por falta de uma educação social por parte do Estado e pela forma conforme alguns pais não ter ensinado valores coletivos aos seus filhos. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, a ausência de uma educação social é um fator para a permanência do problema, porque o Brasil não investe na formação de professores. Segundo site childfund.brasil.com.br, o país investe altas quantias em inclusão, mas peca em oferecer um ensino de peculiaridade. Diante disso, a má instrução surge como um dos principais desafios, assim como diz a frase do Educador Carlos Rodrigues, ''A educação muda as pessoas. As pessoas mudam o mundo'', ou seja, o corpo docente precisa se preparados no sentido de poder enfrentar essa situação, porque além do grupo familiar ,também é nas escolas o lugar onde se forma cidadãos. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a forma como alguns pais ensinam seus filhos (Melhore a apresentação da discussão) representa um grave empecilho. De acordo com a Associação Crescer e Aprender Sempre da Comunidade (Vírgula) em Paraisópolis SP, o papel do pai e da mãe é fundamental para a formação de valores . Em vista disso, a família é responsável por iniciar o processo de desenvolvimento da criança. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, com o objetivo de extinguir costume de intimidação em instituições, o Ministério da Educação, órgão responsável pelo ensino junto com os professores e diretores, deverão elaborar projetos contra essas opressões com fito de nem um aluno ser vítima. Tal ação será por meio de reuniões de pais aos quais serão instruídos como corrigindo a sua criança e monitoramentos em espaços escolares por colaboradores . Dessa maneira, o filme ''Extraordinário'' não será um exemplo da realidade do Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |