A palavra "intolerância" vem do latim e significa impaciência, incapacidade de aguentar. O bullying se caracteriza por atitudes intolerante, uma vez que, quem pratica o bullying não aceita o convívio com o diferente. O bullying não pode ser aceito e deve ser combatido pela sociedade, já que pode trazer consequências altamente prejudiciais àqueles que sofrem com sua prática. (Formule a tese)
A intolerância sempre acompanhou a história da humanidade. Já na antiguidade clássica, os romanos subjugavam os povos que dominavam por meio da imposição de sua cultura, considerada por eles como superior. De maneira análoga, os que praticam o bullying se julgam superiores, e, muitas vezes, isolados em espaços de convívio apenas entre seus pares, o indivíduo não reconhece no outro um semelhante, mas sim uma ameaça. Desta forma, o indivíduo tenta legitimar a violência ou a negação de direitos àqueles que não compartilham os mesmos valores culturais e sociais. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o princípio da dignidade da pessoa humana é uma qualidade inerente ao ser humano, que o protege contra tratamento degradante e discriminação odiosa. Desta forma, o bullying pode ser visto como uma violação ao princípio da dignidade humana, uma vez que quem sofre bullying sofre com humilhações e discriminações, que limitam sua condição de ser humano. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Assim, como disse Hellen Keller, o resultado mais sublime da educação é a tolerância. Desta forma, a escola, conjuntamente com pais, professores e alunos, deveriam fomentar as discussões, através de palestras e debates, a fim de desestimular a prática do bullying no Brasil. (Faltou apresentar o detalhamento)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos, mas as discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |