No poema "No Meio do Caminho", do autor Carlos Drummond de Andrade, é retratado de modo figurado os obstáculos enfrentados pelo homem na jornada. Nesse sentido, assemelha-se a persistência das práticas de bullying nos ambientes escolares brasileiros, que representam uma barreira para muitas crianças se desenvolverem socialmente, e acarretam diversos problemas psicológicos como: depressão e ansiedade. Tudo isso, devido à insuficiência legislativa e (Vírgula) principalmente, mentalidade social de superioridade, que são precursores para que esse empecilho permaneça assolando a sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)
De início, destaca-se à falta de leis rígidas que fiscalizem e atribuam as devidas punições para as determinadas práticas. Segundo o filósofo Aristóteles, a base da sociedade é a justiça, isto é, para que haja uma nação mais justa é necessário a ação legislativa. Entretanto, no Brasil, essa é uma realidade distante pois, apesar de existirem leis que falem sobre a discriminação (Cite-as), elas ainda são pouco aplicadas e seguidas. Assim, os responsáveis pela geração mais nova, (Sem vírgula) não dão importância para o problema causado por meio do bullying e muitas vezes incentiva determinada ação.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a mentalidade social é também um causador desse problema, já que, (Sem vírgula) um dos motivos que leva ao bullying entre crianças, (Sem vírgula) é o fato de não serem ensinadas sobre a diferentes características de cada um e que isso deve ser respeitado. De acordo, (Sem vírgula) com a Constituição de 1988, todos são iguais em direitos e deveres, entretanto, os pequenos cidadãos muitas vezes não têm conhecimento sobre esse documento, logo, por estarem em processo de aprendizado, acabam seguindo os ensinamentos dos familiares, que diversas vezes estão embasados em práticas passadas de discriminação. Dessa forma, isso acaba contribuindo para disseminação desse problema social e atinge diretamente o psicológico de muitas crianças, o que atrapalha o desempenho escolar. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do exposto fica evidente que medidas estatais e sociais devem ser tomadas imediatamente. Sendo assim, cabe ao Tribunal de Contas da União, (Sem vírgula) direcionar capital para o Ministério da Educação - órgão responsável por políticas relacionadas à educação -, que será aplicado em um projeto socioeducativo, no qual as crianças aprenderão, por meio de atividades extracurriculares, a respeitar as diferenças de cada indivíduo e sejam conscientizadas sobre as consequências causadas pelo bullying, para que assim, (Sem vírgula) o número de problemas psicológicos e o desrespeito diminua, e as próximas gerações tornem-se adultos mais evoluídos socialmente. Dessa forma, tirando as pedras do caminho, o Brasil alcançará a igualdade entre indivíduos e um grande desenvolvimento social. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a discussão. Mantenha os aspectos positivos. Nao deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |