O filme "Tá chovendo hambúrguer", produzido pela Columbia Pictures, apresenta a personagem Sam, uma repórter que tinha vergonha de usar seus óculos, devido ao bullying sofrido por ela nos tempos de escola. Em paralelo a isso, o bullying é uma prática persistente nas escolas brasileiras e deixa diversos traumas e consequências na vida das vítimas. Sendo assim, dada a relevância desse problema, torna-se necessário analisar suas causas, a citar, a falta de conscientização nas escolas acerca desse tema, além da falta de orientação dos pais para com seus filhos de que essa prática não deve ser feita. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob esse viés, no livro "Extraordinário", escrito por R. J. Palacio, o protagonista Auggie sofre bullying na escola, por causa de sua aparência. Nessa obra, nota-se que o colégio onde o menino estudava não conscientizava os estudantes acerca dessa prática. Nesse sentido, muitas escolas brasileiras também não estão organizadas para combater o bullying, o que faz com que elas negligenciem essa prática, permitindo, mesmo que de modo não intencional, que essa prática ocorra.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as famílias de crianças e adolescentes, nas conversas em casa, acabam deixando de lado a temática do bullying (Reestruture essa discussão). Desse modo, observa-se que os pais e responsáveis, tanto das vítimas quanto dos agressores, possuem um importante papel no combate a esse problema. Assim como no filme "Divertida mente", produzido pela Pixar Animation Studios, o diálogo das famílias com os filhos deve sempre estar presente, para que a ocorrência do bullying e a exclusão, no ambiente escolar, sejam identificadas e solucionadas da melhor maneira possível.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do que foi exposto, nota-se a necessidade de combater o bullying no meio escolar. Para isso, é preciso que as escolas, por meio de professores e profissionais especialistas, aborde acerca dessa prática com seus estudantes, através de palestras de conscientização, a fim de combater o bullying para que nunca mais ocorra. Além disso, é fundamental que o Estado, através dos meios de comunicação, como rádio e televisão, divulgue campanhas que direcionem os pais a como orientar e conversar com seus filhos sobre essa prática, visando combatê-la. Apenas assim será possível impedir que esse problema persista nas escolas espalhadas pelo país. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |