Na série 13 fitas, é nos apresentados cenas de bullying que interferem na vida cotidiana das pessoas, podendo prejudicar o está mental e o físico, no caso mais específico da série, foi uma garota que sofreu pressões psicológicas, levando ao suicídio. Fora da ficção, não é diferente, a série se baseia na realidade a forma que os estudantes estão sofrendo é invisibilizada dentro das escolas que deveriam ser um local pacífico e nas próprias casas dos indivíduos. Isso ocorre, (Sem vírgula) devido à falta do coletivismo social e tanta a falta de tempo dos brasileiro. (Apresente a discussão com mais clareza)
Diante a esse cenário, é importante destacar o individualismo que está pregado no nosso século. Em consonância, pode citar o sociólogo Émile Durkheim, em que teoriza o coletivismo e o individualismo, de acordo com ele, as pessoas então cada vez mais parando de se preocupar com a comunidade e focando mais em si mesmas. Consequentemente, preocupações que são alheias são ignoradas, principalmente no Brasil, por mais que o Estado aceitar qualquer tipo de religião e estrangeiros, ainda sim muitos grupos sofrem preconceitos e são perseguidos, por ter opiniões diferentes, gêneros, sexualidade, inteligência, religiões, estética corporal, cidadania, deficiência e dinheiros. Dessa forma, grupo de pessoas que não estão aderindo ao padrão de vida idealizado, são alvos de bullying e essa realidade tem que parar de ser banalizada. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental citar a falta de tempo do povo brasileiros, implicando a invisibilidade das pessoas que sofrem bullying. O sociólogo Byung-Chul Han, (Sem vírgula) retrata a sociedade do cansaço, em que devido a muitas horas de trabalho e a ausência de lazer, pode gerar uma sociedade cansada, prejudicando assim as relações sociais e a forma que os indivíduos interagem na comunidade. Dessa maneira, as interações com as famílias, os adultos e os professores, serão rasas, impossibilitando de muitos perceberem que tal indivíduo está sofrendo ou não dando a devida importância, ocasionado casos como o massacre de Suzano e o caso do Carlos Gomes, ambos casos relacionados ao bullying.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para evitar futuras tragédias, é fundamental que o Ministério da Educação, órgão responsável pela a administração das escolas, crie medidas preventivas, como palestras explicando o mal do bullying, aulas especiais de coletividade, para os jovens aprenderem ser mais unidos, reforço de câmeras e seguranças nas escolas, além de equipe especializada no caso. Neste caso, usando verbas governamentais, para o apoio às instituições, só assim, o Brasil finalmente poderá acabar com essa persistência do bullying. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |