O negligenciamento e o despreparo para com os casos de bullying e intimidações nas escolas vem prejudicando milhares de alunos brasileiros. Uma de suas vítimas, Carlos Gomes, serviu de exemplo para representar o dia a dia de crianças e adolescentes, (Sem vírgula) que acabam enfrentando esse problema. "Carlinhos", como era conhecido, sofreu discriminação de seus colegas por ser um jovem atípico e acabou tendo sua vida ceifada por uma das agressões. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Os motivos imprescindíveis que contribuem para a propagação do bullying e discursos de ódio é a ausência de impunidades para agressores e a falta de apoio que as vítimas recebem de figuras de autoridade nas escolas. Os jovens impactados são desencorajados em denunciarem quando percebem que não obterão retorno, muitos acabam sendo ameaçados ou até agredidos. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) O bullying é causador de transtornos psicológicos como depressão, síndrome do pânico, transtorno de personalidade dependente, entre outros. Suas consequências podem se prologar até o resto de suas vidas, trazendo traumas e instabilidades para a vida adulta (Apresente dados). É importante ressaltar, (Sem vírgula) que com o avanço tecnológico dos meios de comunicação, (Sem vírgula) há facilidade no adoecimento mental de menores que enfrentam o cyberbullying das redes.
(Melhore a estratégia coesiva) "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é se tornar o opressor" (Ponto final) A frase dita por Paulo Freire evidencia a educação como principal meio de combate a violência. Conscientizar alunos, professores e até mesmo pais sobre os riscos do bullying é de extremo valor, pois além da criação de um ambiente mais acolhedor para que ocorra as denúncias, os alunos que já se encontraram na posição do oprimido evitarão dar continuidade ao ciclo de perseguições e não repetirão as atitudes de seus agressores. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Apresente dados no seu texto, pois isso é fundamental para sustentar a sua argumentação. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |