A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 11/05/2024

Status:

Corrigida
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O "Bullying", termo advindo da língua inglesa "Bully" (valentão) (Vírgula) é utilizado para descrever atos de violência física e psicológica no ambiente escolar. Como o próprio termo sugere, esse é praticado por alunos no intuito de importunar, isolar e obter vantagens em relação a outro em posição mais vulnerável. Essa questão tem se tornado recorrente e precisa ser combatida. (Formule a tese)

Nesse contexto, existem sinais que são facilmente notados na prática do bullying, tais como o isolamento e o silêncio por parte da vítima. Isso ocorre porque ela se sente intimidada, o que dificulta se expressar ou tomar qualquer atitude. Além do mais, os alvos costumam ser pessoas que se destacam de alguma forma, seja por conta da personalidade, aparência, inteligência, cor da pele ou qualquer outro atributo que seu agressor despreza. (Reestruture e explore mais a discussão)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Para além, há a omissão por parte daqueles que trabalham no ambiente escolar por não saberem como atuar ou pensar que é apenas uma brincadeira. Consequentemente, os estudantes alvo das agressões podem desenvolver baixa autoestima, depressão e pensamentos suicidas enquanto os transgressores ficam impunes. (Apresente dados)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em síntese, o bullying é um problema que precisa ser confrontado de maneira sutil, por meio da conscientização e a criação de um ambiente acolhedor nas salas de aula e demais dependências da escola. Isso ocorre a partir do momento em que os professores e demais profissionais escutam as vítimas, reconhecem os atos não saudáveis entre os alunos e intervêm quando necessário. Dessa forma, o ambiente escolar se tornará um um espaço propício ao respeito e à tolerância. (Proposta completa)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais fundamentadas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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