O "Bullying", termo advindo da língua inglesa "Bully" (valentão) (Vírgula) é utilizado para descrever atos de violência física e psicológica no ambiente escolar. Como o próprio termo sugere, esse é praticado por alunos no intuito de importunar, isolar e obter vantagens em relação a outro em posição mais vulnerável. Essa questão tem se tornado recorrente e precisa ser combatida. (Formule a tese)
Nesse contexto, existem sinais que são facilmente notados na prática do bullying, tais como o isolamento e o silêncio por parte da vítima. Isso ocorre porque ela se sente intimidada, o que dificulta se expressar ou tomar qualquer atitude. Além do mais, os alvos costumam ser pessoas que se destacam de alguma forma, seja por conta da personalidade, aparência, inteligência, cor da pele ou qualquer outro atributo que seu agressor despreza. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Para além, há a omissão por parte daqueles que trabalham no ambiente escolar por não saberem como atuar ou pensar que é apenas uma brincadeira. Consequentemente, os estudantes alvo das agressões podem desenvolver baixa autoestima, depressão e pensamentos suicidas enquanto os transgressores ficam impunes. (Apresente dados)
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, o bullying é um problema que precisa ser confrontado de maneira sutil, por meio da conscientização e a criação de um ambiente acolhedor nas salas de aula e demais dependências da escola. Isso ocorre a partir do momento em que os professores e demais profissionais escutam as vítimas, reconhecem os atos não saudáveis entre os alunos e intervêm quando necessário. Dessa forma, o ambiente escolar se tornará um um espaço propício ao respeito e à tolerância. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais fundamentadas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |