O artigo 5º da Constituição federal do Brasileira (CF/88) diz que todos somos iguais sem distinção de qualquer natureza. Porém, no Brasil a prática do bullying nas escolas é um problema recorrente, tendo como principais fatores a falta de investimento na educação e má relação familiar. Sendo assim, é necessário estratégias eficazes para a prevenção da problemática. (Formulou a tese. Muito bem)
Bullying é o termo usado para definir agressões físicas, verbais ou psicológicas. Diante desse cenário, é preciso entender que a falta de investimento na educação afeta a qualidade do ensino e o relacionamento entre alunos e professores, o que pode gerar um ambiente de desrespeito, desmotivação e resultar em atos violentos. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator influenciador é a má relação familiar. A falta de diálogo saudável e envolvimento emocional afeta a sociedade como um todo. Em paralelo a isso, um ambiente familiar e acolhedor minimiza a violência e desenvolve a convivência harmoniosa e respeitosa. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Educação (MEC) deve desenvolver políticas públicas que corroborem para a capacitação dos professores e toda a gestão escolar para enfrentar os problemas. Por fim, é indispensável a intervenção do poder público, diretores, professores, funcionários, famílias e alunos para a construção de um ambiente escolar seguro e acolhedor. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, mas precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |