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A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 11/05/2024

Status:

Corrigida
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O artigo 5º da Constituição federal do Brasileira (CF/88) diz que todos somos iguais sem distinção de qualquer natureza. Porém, no Brasil a prática do bullying nas escolas é um problema recorrente, tendo como principais fatores a falta de investimento na educação e má relação familiar. Sendo assim, é necessário estratégias eficazes para a prevenção da problemática. (Formulou a tese. Muito bem)

Bullying é o termo usado para definir agressões físicas, verbais ou psicológicas. Diante desse cenário, é preciso entender que a falta de investimento na educação afeta a qualidade do ensino e o relacionamento entre alunos e professores, o que pode gerar um ambiente de desrespeito, desmotivação e resultar em atos violentos. (Explore mais a discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator influenciador é a má relação familiar. A falta de diálogo saudável e envolvimento emocional afeta a sociedade como um todo. Em paralelo a isso, um ambiente familiar e acolhedor minimiza a violência e desenvolve a convivência harmoniosa e respeitosa. (Explore mais a discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Educação (MEC) deve desenvolver políticas públicas que corroborem para a capacitação dos professores e toda a gestão escolar para enfrentar os problemas. Por fim, é indispensável a intervenção do poder público, diretores, professores, funcionários, famílias e alunos para a construção de um ambiente escolar seguro e acolhedor. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, mas precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200