No Japão, o bullyng é considerado um problema social grave. Todos os anos são relatados casos de adolescentes que se suicidam pela violência praticada nas escolas, que podem ser tanto físicas quanto mentais, e no Brasil não é muito diferente! Nos últimos anos as taxas de bullying vem apenas aumentando, mesmo após os esforços das escolas para exterminar está prática. Diante desse cenário, é fundamental compreender as causas desse revés, dentre as quais a falta de atenção do corpo docente para com os alunos e a busca pela popularidade, reforço da identidade do grupo e afirmação de poder do agressor consigo mesmo, (Sem vírgula) agravam está problemática.
É de conhecimento geral que os professores ( e outros indivíduos do corpo docente.) devem ser figuras de autoridade, e, mesmo que nem sempre, na maioria das vezes são respeitados pelos alunos, de modo que se os alunos estiverem tendo mal comportamento devem corrigir esta situação. Em muitos casos os "valentões" não se sentem confortáveis em praticar bullying contra as vítimas quando um professor está presente. Porém, quando este professor não se impõe com a situação, mesmo percebendo, o bullying tende a se tornar ainda mais violento. E o indivíduo professor, de certa forma, se torna cúmplice. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, percebe-se que os indivíduos que praticam o bullying, geralmente, querem se provar por algum motivo. Pode estar relacionado a algum drama familiar ou algum outro problema da vida pessoal do agressor, e, dessa forma, eles descontam essa frustração com a sua própria vida na vítima e se sentem superiores diante delas! É uma forma de afirmação do poder que o "valentão" detém. Da mesma forma, o motivo da prática pode ser a busca por popularidade ou aprovação dos amigos.
(Boa estratégia coesiva) Por fim, observa-se que, de fato, o bullying nas escolas é uma problemática na sociedade brasileira, que não é presente apenas no Brasil, e não deve ser diminuído a "brincadeiras" ou "piadas", pois é um assunto sério! É importante pontuar que este não é um problema fácil de se resolver, porém, o Estado tem o dever de resolver esta problemática! E por meio de tecnologias que eles obtenham, ofertar campanhas de conscientização sobre o bullying e campanhas de apoio às vítimas. Da mesma forma, levar palestrantes as escolas para frisar a importância da discussão desse assunto. A prática do bullying é crime, e não deve ser tolerada, a vítima deve sempre denunciar o agressor. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |