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A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 11/05/2024

Status:

Corrigida
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O bullying é o ato de violência psicológica ou física, que traz graves consequências para a vítima. Dessa forma, a prática do bullying nas escolas no Brasil é um sério problema. (Truncamento) Pois, (Sem vírgula) é inadmissível que essas atitudes perpetuem na sociedade. Ademais, a persistência dessas práticas ocorre devido à falta de ações do governo e da população e agrava a saúde mental dos estudantes. (Muito bem. Formulou a tese)

A princípio, há um descaso da sociedade no geral em promover ações que combatem o bullying nas escolas. Segundo Paulo Freire, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Logo, diante desse ponto de vista, a falta de medidas dos governantes e da sociedade para promover uma educação emancipadora e sem a prática de violência, inviabiliza a promoção de um ambiente escolar mais acolhedor, inclusivo e transformador. (A discussão precisa ser explorada de modo mais produtivo)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, a persistência do bullying contribui para o aumento de problemas psicológicos. De acordo com o IBGE (Desenvolva a sigla), cerca de 20% dos alunos dizem que a vida não vale a pena. Ademais, o número de adolescentes com transtornos mentais, como ansiedade e depressão (Vírgula) aumentam no Brasil. Dessa forma, a falta de combate a essa violência nos afasta de um país melhor. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério da Educação, através dos meios de comunicação (Vírgula) criar propagandas que visem o combate ao bullying, explicando aos estudantes os impactos negativos de tais atos na vida de uma pessoa, alertando a escola e a comunidade a identificar essas práticas no ambiente escolar. Assim, será possível responsabilizar e reeducar aqueles que fazem o bullying e proporcionar um ambiente acolhedor nas escolas brasileiras. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200