O livro antes que eu vá (Não está claro o que é o livro), clássico da literatura estrangeira escrito por Lauren Oliver, discorre sobre a prática do bullying em ambiente escolar. De maneira análoga à ficção, essa perseguição constante contra um determinado indivíduo ou grupo ainda mostra-se presente. Nesse panorama, faz-se necessário analisar os motivos ocultos que levam à essa violência, assim como danos físicos e psicológicos irreversíveis como causa e consequência, respectivamente, dessa problemática, a fim de que ela seja solucionada.
Em primeira análise, é válido analisar o que leva um jovem a praticar esse crime. Nesse contexto, adolescentes são perseguidos em escolas por motivos, na maioria das vezes, ocultados pelos praticantes. Classe social, raça, cultura e comportamentos dos perseguidos são algumas das causas que acarretam essa situação. Logo, chamando atenção para si e fazendo que que sejam motivos de chacota, humilhação e exclusão social no ambiente escolar. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, é importante destacar que essa violência leva, muitas vezes, à a resultados desastrosos. Nesse sentido, a grande maioria das vítimas carregam consigo danos físicos e psicológicos irreversíveis por toda a vida. Desse modo, fazendo com que o indivíduo se isole de qualquer interação social, dificultando suas relações interpessoais e profissionais também na fase adulta. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de prevenção e intervenção contra o bullying. Para isso, é função do governo, na figura do Ministério da educação - órgão responsável por reger as diretrizes relacionadas ao sistema educacional no país -, instituir melhor qualificação profissional de seus educadores, por meio de projetos de conscientização e prevenção a fim de combater a violência dentro das escolas. Assim, será possível uma melhor conduta por parte dos professores, tendo discernimento suficiente para alertar pais e familiares também a ajudarem seus jovens quando observado qualquer ato de discriminação e exclusão no ambiente escolar. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos, mas as ideias precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |