Segundo o filósofo Martin Luther King, "o silêncio dos bons é pior que o barulho dos maus". Diante desse contexto, mostra-se relevante analisar a prática persistente do bullying nas escolas do Brasil, que é um revés mal discutido nos grupos sociais, devido à falta de monitoramento dos discentes e a assimetria social entre eles. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, vale destacar que para um futuro mais desenvolvido no educário, é necessário ter o monitoramento dos discentes em todo ambiente escolar. Além disso, uma pesquisa do DataSenado também revela que 22% dos entrevistados sofreram violência no ambiente escolar, e em algum momento da vida. 36% relatam ter sofrido bullyng na escola. Desse modo, é essencial que medidas sejam aplicadas. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar que alguns lecionados, vítimas do bullyng, (Sem vírgula) acabam tendo pensamentos suicídas ou se tornando um agressor. Todavia, como o filósofo Thomas Hobbes anuncia, "o homem é o lobo do homem". Com isso, é importante analisar a expressão desta frase, onde mostra que o conflito entre os homens é real, e indica que todas as ameaças que um ser humano pode enfrentar, a maior delas é o confronto uns com os outros. (Truncamento) Podendo perceber que a assimetria social entre os cidadãos existe desde o século XIX. (Explore a discussão com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, cabe o Ministério da Educação criar um espaço seguro para as vítimas do bullyng, por meio da contratação de profissionais qualificados que acolham esses indivíduos e estejam sempre os monitorando, juntamente criando ações educativas que possam promover mais empatia nas salas de aula e em todo o ambiente escolar, fazendo uso de atividades conscientes para evitar o bullyng que persiste no educandário. A partir disso, será possível combater tal prática violenta. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |