O bullying ao contrário do que muitas pessoas afirmar afirmam e pensam não trata-se se trata de um problema da geração atual. Podemos encontrar diversas situações de tal violência em vários ambientes sociais, e infelizmente vem ganhando cada vez mais destaque no ambiente escolar. Mesmo que o bullying esteja adquirindo um crescimento bastante preocupante, diferente do que se acredita-se, este não é um problema totalmente de responsabilidade de um ambiente escolar, pois a educação, princípios e entre outros são ensinamentos que toda criança ou adolescente deve receber em seu meio familiar, as atitudes destes agressores são reflexos do que lhes é ensinado. (Melhore a contextualização do tema)
Casos como o do menino Carlos Teixeira (Carlinhos), que ocorreu em abril deste ano, mostram como nossas escolas estão totalmente despreparadas e com medidas insuficientes para punir ou até mesmo prevenir estes casos que chegam a níveis de violência completamente preocupantes. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) A dificuldade de lidar com as diferenças entre os colegas é um dos principais motivos que levam a este tipo de violência, e a ausência de profissionais capacitados para lidar com essa situação delicada pode contribuir para que o bullying se encerre de forma fatal com casos de suicídios, agressões físicas ou em morte como o caso do jovem que acabou falecendo após sofrer as agressões e ser negligenciado ao buscar atendimento médico. (Parágrafo frasal. Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Para que ocorra uma diminuição destes casos, não basta apenas realizar campanhas com curto período em escolas, sabemos que o bullying não se encerra nas escolas, pois ele está presente em qualquer ambiente em que convivemos. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) O que se pode ser feito, é ter medidas mais severas caso esses casos ocorram, cobrar legalmente dos pais ou responsáveis dos jovens agressores, ter menos flexibilização no cumprimento de nossas leis para este tipo de violência ou demais, e, (Sem vírgula) continuar sempre com a conscientização dos danos que são causados a uma pessoa pelo tema em questão, reforçando as consequências que suas ações podem gerar aos que o praticam. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 440 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |