O escritor Carlos Drummond de Andrade, em seu poema "No meio do Caminho", retrata, de modo figurado, os contratempos que o ser humano sofre em sua jornada. Analogamente, esse preceito assemelha-se à luta cotidiana da persistência da prática do bullying nas escolas do Brasil, visto que o bullying é um comportamento agressivo e repetitivo que pode incluir insultos, agressões físicas e exclusão social. Dessa maneira, é evidente que a problemática se desenvolva não só devido à falta de conscientização e educação, mas também devido à cultura escolar negativa diante desse quadro alarmante. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro plano, é licito postular a ausência de medidas governamentais para combater a falta de conscientização e educação da sociedade. Sob a perspectiva do filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática, todos os indivíduos são dignos e possuem a mesma importância, além de direitos e deveres que devem ser garantidos pelo Estado, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido, devido à baixa operação das autoridades, a falha da conscientização faz com que os alunos tendem a não compreender o impacto negativo do bullying sobre os colegas, portanto podem se envolver nesse comportamento sem perceber as consequências prejudiciais à saúde mental das vítimas.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a cultura escolar negativa também pode ser apontada como promotora do problema. Um exemplo que se tem é o caso do estudante Carlos Teixeira, (Sem vírgula) que (Vírgula) após sofrer agressão física na escola devido ao bullying, faleceu por conta do agravamento da mesma. Partindo desse pressuposto, percebe-se que o clima escolar hostil contribuiu para a perpetuação desse cenário caótico. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial a atuação estatal e social para que tais obstáculos sejam superados. Assim, o Tribunal de Contas da União deve direcionar capital que, por intermédio de profissionais especialistas em educação emocional e social, será revertido em orientação e esclarecimento para conduzir a população para que tais casos sejam diminuídos visando acabar com o mal de uma vez por todas. Dessa forma, tirando as pedras do meio do caminho, construir-se-á um Brasil mais democrático. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |