No seriado “Todo Mundo Odeia o Chris”, o jovem é constantemente agredido na escola por um garoto dito “valentão”. Já no cenário real, o bullying tem estado nas páginas de jornal. É certo que por mais que hajam leis no governo e regras nas escolas as ações não estão sendo suficientes, a menos que se compreenda os motivos para tais práticas de violência. (Formule a tese)
Nessa perspectiva, a educação familiar é fundamental. Segundo o educador Paulo Freire, a educação transforma vidas, em vista nisso, a família é imprescindível no educar, pois o contato com a sociedade inicia na mesma. Nesse caso, se o ambiente primário está conflituoso, o secundário, as escolas, receberão alunos conflituosos. Destarte, é necessário um trabalho familiar no combate ao bullying. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, as escolas precisam falar sobre o assunto. Na história fictícia de Chris, os professores não debatiam sobre o assunto, então, ele apenas se acostumou com a violência. Comparando com a realidade, se não houver uma conversa sobre o assunto os atos continuarão no silêncio da vítima. Portanto, nas instituições de ensino devem haver debates para promover saúde mental, emocional e física. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a família e a escola são essenciais no combate do bullying. Logo, o Ministério da Educação deve financiar as escolas municipais e estaduais para realização de debates nas instituições com profissionais de saúde. Os professores, alunos e pais devem estar envolvidos no projeto, a fim de que a sociedade seja mais consciente da importância dos laços familiares, e seu convívio nas escolas resultará em mais segurança de todos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |