Em meados do século XX, o escritor austríaco Stefan Zweig mudou-se para o Brasil devido à perseguição nazista na Europa. Bem recebido e impressionado com o potencial da nova casa.Zweig escreveu um livro ufanista, cujo título é até hoje repetido: "Brasil, país do futuro". Entretanto, quando se observa a deficiência de medidas contra a prática persistente do bullying nas escolas brasileiras, verifica-se que essa profecia é contestada na teoria e não desejavelmente na prática. Dessa maneira, é evidente que a problemática se desenvolve não só devido à falta de intervenção das instituições escolares, mas também a ausência de conscientização sobre o bullying na sociedade brasileira. (Formulou a tese)
Em primeira análise, deve-se ressaltar a inexistência de medidas por parte das escolas. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido, por causa da baixa intervenção das instituições escolares, o bullying pode impactar na saúde psicológica do aluno, levando-o a quadros de depressão e até mesmo suicídio (Explore mais a discussão). Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura de forma urgente.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a ausência de conscientização sobre o bullying na sociedade nacional também pode ser apontado como promotor desse problema. De acordo com o Instituto Nacional Brasileiro de Geografia e Estatística, de quatro em cada dez estudantes já foram vítimas de bullying na escola. Diante desse pressuposto, percebe-se que a falta de conscientização sobre o bullying também pode ocasionar a falta de desempenho escolar, assim diminuindo cada vez mais a qualidade de ensino no Brasil. Destarte, é imprescindível a atuação governamental e social para que tais empecilhos sejam superados.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar esse quadro alarmante. Para tanto, o Ministério da Educação deve realizar programas de conscientização nas instituições escolares e o Governo Federal tem a obrigação de promover campanhas publicitárias com o objetivo de alertar os pais sobre a educação adequada para os seus filhos. Assim, poder-se à diminuir, em médio a longo prazo, o impacto nocivo da prática persistente do bullying nas escolas brasileiras, e a profecia de Zweig será solidificada no Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |