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A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 10/05/2024

Status:

Corrigida
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No clássico seriado infantil "Turma da Mônica", a personagem principal sofre bullying do seu colega de classe Cebolinha, que a chama de dentuça e rouba seu coelhinho, deixando a colega muito triste. (Melhore a progressão de ideias) A persistência da prática do bullying nas escolas do Brasil ocorre por dois principais motivos: a ineficácia no apoio aos alunos e a punição desproporcional. (Apresentou a tese. Muito bem)

A priori, é inegável a distância entre docentes e discentes, e como isso torna quase nula a capacidade de apoio às vítimas de bullying. Esse distanciamento é, indubitavelmente, danoso aos estudantes brasileiros, visto que a escola deveria ser um lugar seguro e de ajuda. De acordo com Martin Luther King Jr, o que preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons. Sobre esse viés, é inegável que, sem o indivíduo auxílio, as vítimas de violência escolar perdem a chance de denunciar as agressões sofridas, perpetuando assim tais práticas. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, a punição desproporcional a alguns casos causa desmotivação entre as vítimas, visto que talvez nunca tenham a justiça merecida. Isso é o que acontece no livro Amêndoas, onde o personagem principal sofre agressões severas de um colega de classe, o qual suborna a escola para não receber nenhuma penalidade. Desse modo, percebe-se uma necessidade de reajuste no nível qual os agressores são repreendidos. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, é inegável que as instituições escolares do Brasil precisam de aprimoramento. Pensando nisso, o Ministério da Educação, responsável por manter a qualidade do ensino brasileiro, deve, por meio dos profissionais da psicopedagogia, realizar palestras nas escolas sobre o bullying, com a finalidade de conscientizar os alunos sobre os efeitos negativos, tanto para quem sofre quanto para quem pratica. Espera-se, então, um futuro onde situações como a de Mônica e Cebolinha, não aconteçam mais. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200