No clássico seriado infantil "Turma da Mônica", a personagem principal sofre bullying do seu colega de classe Cebolinha, que a chama de dentuça e rouba seu coelhinho, deixando a colega muito triste. (Melhore a progressão de ideias) A persistência da prática do bullying nas escolas do Brasil ocorre por dois principais motivos: a ineficácia no apoio aos alunos e a punição desproporcional. (Apresentou a tese. Muito bem)
A priori, é inegável a distância entre docentes e discentes, e como isso torna quase nula a capacidade de apoio às vítimas de bullying. Esse distanciamento é, indubitavelmente, danoso aos estudantes brasileiros, visto que a escola deveria ser um lugar seguro e de ajuda. De acordo com Martin Luther King Jr, o que preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons. Sobre esse viés, é inegável que, sem o indivíduo auxílio, as vítimas de violência escolar perdem a chance de denunciar as agressões sofridas, perpetuando assim tais práticas. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a punição desproporcional a alguns casos causa desmotivação entre as vítimas, visto que talvez nunca tenham a justiça merecida. Isso é o que acontece no livro Amêndoas, onde o personagem principal sofre agressões severas de um colega de classe, o qual suborna a escola para não receber nenhuma penalidade. Desse modo, percebe-se uma necessidade de reajuste no nível qual os agressores são repreendidos. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é inegável que as instituições escolares do Brasil precisam de aprimoramento. Pensando nisso, o Ministério da Educação, responsável por manter a qualidade do ensino brasileiro, deve, por meio dos profissionais da psicopedagogia, realizar palestras nas escolas sobre o bullying, com a finalidade de conscientizar os alunos sobre os efeitos negativos, tanto para quem sofre quanto para quem pratica. Espera-se, então, um futuro onde situações como a de Mônica e Cebolinha, não aconteçam mais. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |