No brasil, há casos frequentemente de bullying onde é mais ocorrido nas escolas. (Não compreende a estrutura do texto)
Como no caso de Carlos Teixeira, de 13 anos, estudante em Praia Grande que morreu após 2 alunos pularem nas costas dele e em seguida chorar constantemente de dor e falta de ar. (Parágrafo frasal. Reelabore e explore a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) O resultado da prática do bullying pode trazer depressão, ansiedade, baixo desempenho escolar e baixa autoestima. Há também o ciberbullying no qual agressores usam a internet para fomentar comentários ofensivos a vítima. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o melhor caminho é o diálogo e conscientização através de palestras, regras rígidas, intensificação da segurança nas escolas, instalação de câmeras de segurança e envolver sempre os pais dos alunos para monitorar o filho enquanto está em casa, tendo empatia e oferecer conforto à vítima, (Ponto final) Sendo assim, com esses métodos podemos contribuir para minimizar os impactos da intimidação. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |