A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil (12) - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 05/05/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A morte de Carlos Teixeira (Vírgula) de treze anos, vítima de bullying, no início do mês de abril, aterrorizou o país por tamanha violência. Em paralelo, a prática do bullying persiste na grande parte das instituições de ensino no Brasil. Isso ocorre devido não só pela  à omissão do Estado, mas também pela negligência escolar.

Diante desse contexto, a omissão do Estado é um forte contribuinte na persistência do bullying no meio escolar em território nacional. Conforme a Constituição Federal — promulgada em 1998 — assegura o direito à segurança a todo cidadão brasileiro. Entretanto, nota-se que a lei não é aplicada de forma consistente, na medida em que as vítimas não são protegidas e os agressores não são responsabilizados pelos seus atos (Apresente fatos sobre esse argumento). Assim, desencorajando as denúncias e encorajando a impunidade. Com efeito, enquanto houver a omissão do Estado à violência física e mental nos centros de ensino (Vírgula) continuará a ser um problema.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, um desafio significativo ao combate do bullying nas escolas brasileiras é a negligência escolar. Acerca disso, na música “Wheel on the bus” da cantora norte-americana Melanie Martinez aborda a indiferença dos funcionários em presenciar qualquer ato de violência na escola. Sob essa ótica, percebe-se que a maioria dos casos de bullying no Brasil poderia ser evitada se os coordenadores, professores e vigias, por exemplo, intervissem na situação. (Melhore a apresentação das discussões) Dessa forma, criar-se uma cultura de impunidade cujo encoraja mais comportamentos agressivos e intimidadores. Logo, é preciso que medidas sejam tomadas para amenizar essa situação.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Verefica-se, portanto, que a omissão do Estado com a negligência escolar são fatores fundamentais na persistência desse panorama. Logo, a escola — ambiente judicioso na construção de cidadãos éticos — deve ser responsável por amenizar essa problemática. Isso precisa ser feito por meio da interversão de qualquer tipo de violência pelos funcionários com o intuito de combater a prática do bullying. Dessa forma, o Brasil superará o problema. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200