A violência simbólica do bullying nas escolas - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 05/05/2024

Status:

Corrigida
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"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilidade de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada na constante onda de bullying nas escolas, que só recebe a devida importância em decorrência de uma tragédia, retardando a diminuição dos casos principalmente na infância. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da formação familiar e da sensação de superioridade. (Muito bem. Formulou a tese)

Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a influência da família é um fator do problema. Aristóteles definiu "família" como a comunidade que serve de base para a sociedade. De fato, a família tem papel basilar na erradicação da prática de qualquer tipo de violência dentro e fora das escolas, visto que estão na linha de frente estabelecendo um trabalho de cuidado que envolve a formação dos indivíduos desde a infância, promovendo a formação de um caráter ético em sociedade. Entretanto, quando este trabalho se encontra em falha devido a problemas familiares - como discussões perto dos filhos ou uma educação baseada na rispidez - surge uma lacuna na construção da moralidade dos jovens, sem um exemplo a ser seguido (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, urge que as famílias reconheçam o poder que têm de influenciar o coletivo e mudem sua postura.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator influenciador é a sensação de superioridade. Bourdieu define "violência simbólica" como a inferiorização de indivíduos por crenças dominantes. Tal violência está presente na prática do bullying nas escolas, uma vez que as crianças e adolescentes que o praticam possuem tais justificativas, se impondo como melhores do que a vítima, que não consegue lidar com o tratamento degradante. Esta sensação de superioridade surge justamente pela falta de limites e na carência de uma educação moral de qualidade, por parte dos entes familiares e dos profissionais da educação, que não enxergam a situação antes do agravamento. Dessa forma, é preciso combater a violência simbólica para superar o problema.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso, o Ministério da Educação deve criar um projeto chamado "Combate à Violência Simbólica Escolar" que trate sobre o bullying dentro das escolas, por meio de palestras dinâmicas dentro das escolas com a presença de psicólogos e sociólogos, a fim de promover uma integração eficaz em sociedade desde a infância, revertendo a discriminação que impera. Tal ação pode, ainda, conter uma divulgação pela mídia para chegar a mais pessoas, retirando a situação da invisibilidade. Paralelamente, é preciso intervir sobre a formação familiar presente no problema. Dessa maneira, é possível superar a cegueira social de que Saramago falou. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200