20240504 - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 04/05/2024

Status:

Corrigida
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No filme estadunidense "Carrie" a protagonista é uma jovem estudante que sofre diversos ataques físicos e psicológicos de seus colegas, que zombam de sua aparência e de sua personalidade, e que mesmo depois de denunciar essas agressões, esse fato não desperta a preocupação da maioria das pessoas à sua volta. Similarmente, é possível observar por dados estatísticos que essa é a realidade de diversos estudantes brasileiros, visto o número persistente de casos de bullying nas escolas na contemporaneidade brasileira. Dessa forma, é possível concluir que a falta de preparo dos profissionais da educação e a impunidade dos perpetradores desse tipo de violência são as principais causas do problema. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeiro plano, é correto afirmar que a falta de preparo dos profissionais da educação impede a resolução da problemática. Sob esse mesmo viés, na série estadunidense "Todo Mundo Odeia o Chris" o protagonista encontra funcionários despreparados para lidar com as situações de violência entre os alunos de sua nova escola ao denunciar o bullying que sofre diariamente. Assim como na ficção, muitos alunos brasileiros se deparam com profissionais que não receberam o treinamento necessário e que são incapazes de mediar os conflitos entre os estudantes, fazendo com que o bullying persista no ambiente escolar. Por consequência, é urgente que ações sejam realizadas para erradicar essa crise de despreparo profissional. (Excelente discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro empecilho para o combate da persistência do bullying nas escolas brasileiras é a impunidade dos agressores. Analogamente, no longa chinês "Dias Melhores" mesmo após denunciar as violências sofridas na escola à policia, a personagem principal continua sofrendo agressões devido à legislação branda em relação ao bullying que permite que suas agressoras não sejam punidas adequadamente. De forma similar, o mesmo ocorre na realidade brasileira, onde apesar do bullying configurar uma infração penal, ele persiste pois não prevê punições severas, permitindo praticamente a impunidade dos perpetradores desses crimes. Consequentemente, a insistência do bullying não poderá ser erradicada enquanto essa causa não for abordada.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em síntese, é clara a urgência do combate da prática persistente do bullying nas escolas do Brasil. Logo, é indispensável que o Ministério da Educação - órgão responsável pela instrução da nação - através de cursos de formação realize a capacitação dos profissionais da educação em relação à mediação de conflitos e prevenção da violência entre os jovens com a finalidade de interromper a persistência do bullying nos espaços educacionais. Ademais, faz-se necessário que o Poder Legislativo - responsável pela criação das leis - por meio de projetos de lei proponha uma legislação com punições mais severas para quem pratica o bullying com o objetivo de frear a prática desse crime. Assim, a persistência do bullying nas escolas no Brasil poderá ser completamente erradicada. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200