A Constituição de 88 assegura o direito da criança e do adolescente à dignidade e ao respeito, e as protege qualquer tipo de violência, discriminação, crueldade... (Ponto final) Porém, isso é antagônico com oque acontece com as vítimas do bullying. Assim, é imprescindível soluções contra a persistência do bullying nas escolas.
A persistência do bullying nas escolas é nítida, infelizmente. Em 2023 o Brasil teve recorde de casos, mais de 121 mil casos registrados. Segundo a estudos 69,7% dos estudantes já presenciaram alguma situação de violência dentro da escola. Isso é completamente prejudicial de varias maneiras na vida de alguém, principalmente em crianças e adolescentes, acarretando na vida social, escolar, podem causar problemas psicológicos, depressão, e em casos mais graves suicídios e homicídio. Como foi o caso de Carlos Gomes de 13 anos, que morreu após ser espancado por colegas na escola... (Ponto final) Portanto é necessário que os artigos sejam postos em práticas, que não seja apenas uma teoria. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude aos fatos, é necessário que o governo e os órgãos responsáveis deem mais importância á esse tema tão importante na sociedade. (Truncamento) Criando projetos com psicólogos nas escolas de rede pública, como palestras 1 vez ao mês, disponibilizando psicólogos gratuitos nas escolas para o atendimento exclusivo á alunos de 11-15 que é a idade mais atinginda. (Truncamento) E reforçar as consequências da vítima e do agressor e como lidar com isso. Para que assim todos os alunos saibam identificar de algum colega ou amigo esta passando por isso,e como ajudá-lo , aconselhá-lo e reportar a órgãos responsáveis. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |