A Constituição federal de 1988 traz em seu artigo 6 que é direito de todos os cidadãos o acesso à educação e à segurança. Porém, o Brasil atual mostra uma realidade diferente do que é apresentado no papel, pois, quase na metade do ano de 2024, Carlos Gomes - menino de 13 anos e estudante de uma escola estadual de São Paulo - morreu decorrente a uma parada cardíaca. Após investigações, descobriram que ele sofria bullying constantemente no colégio e que essa parada cardíaca estava relacionada com esse quadro de violência. Infelizmente, esse é um de vários casos de bullying que ocorrem em escolas no país, sendo esse fato um descaso do governo. (Formule a tese)
Em primeira análise, o bullying desencadeia vários problemas nas vítimas, seja em curto ou longo período de tempo. Segundo um artigo divulgado pela Harvad Review of Psychiatry, homens que foram vítimas de bullying na infância acabam tendo mais chance de possuírem pensamentos e comportamentos suicidas. Isso ocorre porque esse tipo de agressão afeta o psicológico da vítima, deixando-a com medo e isolada socialmente, podendo desenvolver depressão, e, se não tratada, causar o suicídio.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que atentados em escolas, em sua maioria, estão relacionados com o bullying. No ano de 2023 foram noticiados nos meios de comunicação inúmeros casos de atentados em escolas de diferentes estados do Brasil. Na maioria dos casos, o bullying sofrido foi o que motivou os assassinos a cometerem tal ato, sendo portanto um ato de vingança, seja contra os agressores ou contra a instituição e seus gestores.
(Uso inadequado do operador argumentativo) Contudo, fica evidente que o bullying é um problema sério que causa consequências irreversíveis, sendo urgente a criação de meios para combatê-lo. Nesse viés, o Ministério da Educação (órgão do governo federal que fica a cargo de garantir e monitorar a educação no país) deve criar formulários onlines com perguntas aos estudantes sobre a ocorrência de bullying em sua determinada escola. Caso o colégio tenha muitas denúncias, ocorrerá a devida investigação no local, e, caso confirmado, todos os envolvidos responderão judicialmente de acordo com a legislação. Com isso, esse tipo de agressão que tanto afeta os estudantes será finalmente expulsa do país. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |