...........................................................3 - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 04/05/2024

Status:

Corrigida
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No seriado, (Sem vírgula) "Anne with an E", descreve a vivência de uma menina de cabelos ruivos que sofre agressões pela suas características diferentes das demais crianças. Esses preconceitos na sua escola a faze passar por sérios problemas de autoestima e isolamento social. Dessa forma, mostrando o impacto que o bullying nas instituições de ensino podem causar tanto na vida pessoal como estudantil dos alunos nas escolas. 

Em primeira analise, é essencial destacar os motivos dessas agreçoes, em suma, são realizados por preconceitos como etnia, sexualidade, religião entre muitos outros atingindo diretamente certos grupos sociais. Tal desprezo por outras escolhas pessoais e traços corporais são ensinadas em sua maioria pelos responsáveis da criança. Dessa forma, esse ódio explícito dos tutores será baseado no comportamento da criança, onde sua formação social esta sendo desenvolvida. Diante disso, esse influencia irá prejudicar seu comportamento diante outras crianças que vão sofrer com esses julgamentos irracionais, formando o bullying no meio acadêmico. 

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, as ações dessas agressões geram ansiedade, depressão, fobia social e isolamento para as vitimas. Sobre esse viés, conforme Jean-Paul Sartre "a violência, seja qual for à  a maneira que ela se manifesta, é sempre uma derrota". Nesse sentido o bullying é uma intimidação sistemática, considerada uma derrota tanto para a vítima quanto para o agressor. Em contrapartida, os órgãos da educação não disponibilizam uma comunicação de fácil acesso, impossibilitando a vitima relatar as agressões sofridas. Portando, o grande obstáculo esta na organização da educação no Brasil em punir as violências e acolher os afetados por elas.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que os órgãos responsáveis pela educação, como o MEC e secretaria estadual de educação, por exemplo, devem opor e punir atos de humilhações feitas no meio acadêmico. Além disso, contratar psicólogas e conselheiras nas instituições escolares para melhor acesso à comunicação fácil sobre problemas relacionados ao bullying. Dessa forma, ajudando pessoas como a Anne e futuros alunos terem melhor convivência escolar. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200