A alteridade é o exercício de se colocar no lugar do outro e o perceber como uma pessoa singular e subjetiva. Dito isso, percebe-se que, com relação as inúmeras vidas afetadas pelo bullying, falta a aplicação desse conceito por partes dos poderes públicos, o que causa diversos problemas à coletividade e a saúde mental. Assim, é imperioso os debates disso com foco em: lacuna educacional e a falta de visibilidade social sobre a discussão. (Formulou a tese)
Em primeiro plano é importante frisar que a deficiência no sistema de ensino contribui para a problemática. Para Kant, o Homem é resultado da educação que teve. Tal ponto de vista aponta para a lacuna educacional presente no revés, uma vez que as escolas não tratam o bullying como um comportamento prejudicial, mas um comportamento normal. Isso acontece por causa de uma combinação de fatores, como a falta de conscientização sobre o assunto, falta de supervisão e a cultura escolar.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é fundamental ressaltar que a ausência de representatividade nas mídias impulsiona a problemática. A sociedade, uma das principais ferramentas de formação de opinião, acaba por tratar o assunto em discussão com descaso, suposições como que o bullying pode ser bom para a formação de um caráter forte, estimula e encoraja a pratica de bullying. (Explore mais a discussão. Apresente dados)
(Boa estratégia coesiva) Diante desses argumentos, observa-se que é necessário a resolução desses problemas. Portanto, cabe ao governo - responsável pelo bem-estar da população -, por intermédio de projetos, palestras e campanhas, reúna uma visibilidade aos impactos negativos causados pelo bullying. Assim, se consolidará uma sociedade mais saudável, mentalmente e fisicamente, e compreensível. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |