Anne Oliveira De Carvalho - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 04/05/2024

Status:

Corrigida
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A alteridade é o exercício de se colocar no lugar do outro e o perceber como uma pessoa singular e subjetiva. Dito isso, percebe-se que, com relação as inúmeras vidas afetadas pelo bullying, falta a aplicação desse conceito por partes dos poderes públicos, o que causa diversos problemas à coletividade e a saúde mental. Assim, é imperioso os debates disso com foco em: lacuna educacional e a falta de visibilidade social sobre a discussão. (Formulou a tese)

Em primeiro plano é importante frisar que a deficiência no sistema de ensino contribui para a problemática. Para Kant, o Homem é resultado da educação que teve. Tal ponto de vista aponta para a lacuna educacional presente no revés, uma vez que as escolas não tratam o bullying como um comportamento prejudicial, mas um comportamento normal. Isso acontece por causa de uma combinação de fatores, como a falta de conscientização sobre o assunto, falta de supervisão e a cultura escolar.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é fundamental ressaltar que a ausência de representatividade nas mídias impulsiona a problemática. A sociedade, uma das principais ferramentas de formação de opinião, acaba por tratar o assunto em discussão com descaso, suposições como que o bullying pode ser bom para a formação de um caráter forte, estimula e encoraja a pratica de bullying. (Explore mais a discussão. Apresente dados)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante desses argumentos, observa-se que é necessário a resolução desses problemas. Portanto, cabe ao governo - responsável pelo bem-estar da população -, por intermédio de projetos, palestras e campanhas, reúna uma visibilidade aos impactos negativos causados pelo bullying. Assim, se consolidará uma sociedade mais saudável, mentalmente e fisicamente, e compreensível. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200