Os estigmas escolares - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 04/05/2024

Status:

Corrigida
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"13 Reasons Why", seriado da televisão americana, expõe a vida escolar do personagem Tyler que passava por agressões verbais e físicas na escola, o que deixou o personagem abalado psicologicamente e com comportamento violento. De maneira análoga, na realidade contemporânea a comunidade escolar passa por transtornos em decorrência do bullying, o que torna o ambiente desfavorável para os alunos, com falta de apoio social. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a esfera governamental e social. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, a negligência governamental impulsiona o bullying nas escolas. Nessa perspectiva, a ausência de projetos estatais que priorizem a assistência aos alunos vítimas desse estigma contribui para a reverberação desse cenário. Além disso, a falta de campanhas de conscientização propagada pelos órgãos estaduais e municipais retroage o comportamento da vítima em denunciar a violência. De acordo com a Constituição federal de 1988, ordenamento jurídico brasileiro, todo cidadão tem o direito ao acesso à assistência à saúde e à segurança. No entanto, essa prerrogativa não tem sido concretizada pela ausência de subsídios governamental para o suporte ao aluno que padece ao bullying. Diante disso, faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal com o intuito que esse cenário não continue a perdurar. 

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo pontuar que o setor social impacta diretamente nas agressões no ambiente escolar. Tendo em vista a falta de estímulos e orientações aos parentes e amigos para denunciar situações de agressões físicas e psicológicas em instituições de ensino, assim como, (Sem vírgula) o professor observar com mais atenção se há dentro da sala de aula esse tipo de situação. De acordo com o sociólogo Pierre Bourdieu, em sua obra “Habitus”, diz que a sociedade possui padrões impostos, naturalizados e reproduzidos por gerações. Por conseguinte, esses padrões naturalizados são vistos como uma “brincadeira” não levando em considerações os impactos físicos e psicológicos em torno do aluno. Com efeito, a vitima fica à margem das relações sociais pela prevalência da falta de apoio social. Logo, é inadmissível que esse quadro perpetue durante o século XXI.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater a persistência do bullying nas escolas. Por sua vez, o Estado – principal promotor de regularidade social - deve promover orientação e a discussão desse tema nas instituições educacionais com vigor, tendo como objetivo oferecer colaboração social para as vítimas de bullying. Por fim, cabe às organizações não-governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas os alunos agredidos sejam incentivados com apoio a denunciar tal situação, o contrário do que é visto na série 13 Reasons Why. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200