Combatendo o Bullying: Construindo Ambientes Escolares Seguros e Inclusivos - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 03/05/2024

Status:

Corrigida
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Desde os primeiros dias de infância até os anos de adolescência, as escolas do Brasil têm sido palco de uma triste realidade: a persistente prática do bullying. Esse fenômeno insidioso, que envolve comportamentos repetitivos de intimidação, discriminação e violência, causa danos profundos não apenas às vítimas, mas também à comunidade escolar como um todo. Neste contexto, torna-se urgente refletir sobre suas causas, consequências e, acima de tudo, sobre as medidas necessárias para erradicá-lo de nossas escolas.

Em primeiro lugar, é essencial entender as raízes do bullying. Muitas vezes, ele surge da falta de empatia e compreensão, alimentada por diferenças percebidas em aspectos como aparência, raça, gênero, orientação sexual ou habilidades físicas e intelectuais. Além disso, a ausência de supervisão adequada por parte dos adultos, tanto na escola quanto em casa, pode contribuir para a perpetuação desse comportamento prejudicial. (Explore mais a discussão)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) As consequências do bullying são devastadoras e abrangentes. As vítimas frequentemente enfrentam problemas emocionais, como ansiedade, depressão e baixa autoestima, que podem persistir até a vida adulta. Além disso, o desempenho acadêmico e a participação na escola podem ser seriamente comprometidos, resultando em um ambiente de aprendizado prejudicado para todos os alunos.

​​​​​​(Reveja a estratégia coesiva) Para combater eficazmente o bullying, é necessário adotar uma abordagem abrangente e multifacetada. Isso inclui a implementação de políticas escolares claras e rigorosas que proíbam o bullying em todas as suas formas, bem como a promoção de uma cultura de respeito, tolerância e inclusão. Os professores e funcionários da escola desempenham um papel fundamental na identificação e intervenção precoce em situações de bullying, oferecendo apoio às vítimas e trabalhando com os agressores para promover a mudança de comportamento. (Melhore a apresentação da discussão. Apresente dados)

​​​​​​(Uso inadequado do operar argumentativo) Além disso, é crucial envolver os pais e responsáveis, fornecendo-lhes orientação e recursos para apoiar seus filhos e promover valores positivos em casa. Programas de conscientização e educação sobre o bullying devem ser implementados regularmente, envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo alunos, pais, professores e funcionários. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

É importante destacar que a prevenção do bullying não é uma responsabilidade exclusiva das escolas, mas sim de toda a sociedade. Governos, organizações não governamentais e a mídia desempenham um papel vital na sensibilização sobre o problema e na promoção de políticas e programas que visem sua erradicação.

Em suma, o bullying nas escolas do Brasil é um desafio complexo e persistente que exige uma resposta coletiva e determinada. Somente através do compromisso de todos os membros da comunidade escolar, juntamente com o apoio de autoridades e organizações, podemos construir ambientes escolares seguros, acolhedores e livres de bullying, onde cada aluno possa florescer e alcançar seu pleno potencial.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas respeitando o limite de 30 linhas. Evite uma abordagem superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200