Desde os primeiros dias de infância até os anos de adolescência, as escolas do Brasil têm sido palco de uma triste realidade: a persistente prática do bullying. Esse fenômeno insidioso, que envolve comportamentos repetitivos de intimidação, discriminação e violência, causa danos profundos não apenas às vítimas, mas também à comunidade escolar como um todo. Neste contexto, torna-se urgente refletir sobre suas causas, consequências e, acima de tudo, sobre as medidas necessárias para erradicá-lo de nossas escolas.
Em primeiro lugar, é essencial entender as raízes do bullying. Muitas vezes, ele surge da falta de empatia e compreensão, alimentada por diferenças percebidas em aspectos como aparência, raça, gênero, orientação sexual ou habilidades físicas e intelectuais. Além disso, a ausência de supervisão adequada por parte dos adultos, tanto na escola quanto em casa, pode contribuir para a perpetuação desse comportamento prejudicial. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) As consequências do bullying são devastadoras e abrangentes. As vítimas frequentemente enfrentam problemas emocionais, como ansiedade, depressão e baixa autoestima, que podem persistir até a vida adulta. Além disso, o desempenho acadêmico e a participação na escola podem ser seriamente comprometidos, resultando em um ambiente de aprendizado prejudicado para todos os alunos.
(Reveja a estratégia coesiva) Para combater eficazmente o bullying, é necessário adotar uma abordagem abrangente e multifacetada. Isso inclui a implementação de políticas escolares claras e rigorosas que proíbam o bullying em todas as suas formas, bem como a promoção de uma cultura de respeito, tolerância e inclusão. Os professores e funcionários da escola desempenham um papel fundamental na identificação e intervenção precoce em situações de bullying, oferecendo apoio às vítimas e trabalhando com os agressores para promover a mudança de comportamento. (Melhore a apresentação da discussão. Apresente dados)
(Uso inadequado do operar argumentativo) Além disso, é crucial envolver os pais e responsáveis, fornecendo-lhes orientação e recursos para apoiar seus filhos e promover valores positivos em casa. Programas de conscientização e educação sobre o bullying devem ser implementados regularmente, envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo alunos, pais, professores e funcionários. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
É importante destacar que a prevenção do bullying não é uma responsabilidade exclusiva das escolas, mas sim de toda a sociedade. Governos, organizações não governamentais e a mídia desempenham um papel vital na sensibilização sobre o problema e na promoção de políticas e programas que visem sua erradicação.
Em suma, o bullying nas escolas do Brasil é um desafio complexo e persistente que exige uma resposta coletiva e determinada. Somente através do compromisso de todos os membros da comunidade escolar, juntamente com o apoio de autoridades e organizações, podemos construir ambientes escolares seguros, acolhedores e livres de bullying, onde cada aluno possa florescer e alcançar seu pleno potencial.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser desenvolvidas respeitando o limite de 30 linhas. Evite uma abordagem superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |